Quais são as áreas da perícia? Conheça as 3 mais populares, aqui – 3

Nos dois primeiros artigos (aqui e aqui), lemos sobre o que é a perícia criminal, como se tornar um, e quais são as áreas com peritos, para além das conhecidas investigações médicas.

Vimos que, no Brasil, há 14 áreas da Perícia. Algumas, bem longe do clima de aventura de CSI e Bones.

Agora, porém, vamos a elas, as favoritas de todo mundo que NÃO é perito, mas adora uma série de crimes e suspense.

Vamos às áreas da perícia que todo mundo, até quem não é policial, conhece.

 

1.        Perícias em Genética Forense

Essa área é bem CSI. Isso porque é aqui que acontece a investigação dos materiais genéticos encontrados no local do crime. Isso é: fios de cabelo, tecidos, sangue, esperma, ossos, dentes, etc.

É importante reforçar: não é esse o departamento que faz a coleta desses materiais, mas o departamento que faz a investigação deles.

Os geneticistas forenses recebem esse material e analisam buscando informações quanto à espécie (humana, animal, vegetal), origem, faixa etária, e tantas quantas forem possíveis.

A área de Genética legal, porém, não lida só com material humano.

Muitas vezes, crimes ambientais precisam de laudos periciais de geneticistas forenses, pois os materiais analisados podem envolver ossadas de animais, tecidos orgânicos, dentes, manchas de sangue entre outros.

Em posse do material, os geneticistas identificam o tipo de animal, uma vez que há espécies cujo abate é ilegal; outros, são legalizados apenas sob condições muito específicas.

 

2. Perícias de Medicina e Odontologia Forense

Outra área muito popular entre fãs de série policiais.

Perícias médicas e odontológicas são responsáveis por analisar corpos e partes de corpos identificados nos locais dos crimes, e, a partir disso, analisar as possíveis causa mortis, sinais de luta, violações entre outros.

Médicos legistas também lidam com pessoas vivas: casos de agressão, estupro, atentado violento ao pudor passam pelos exames minuciosos desse setor.

Por sua vez, alegações de insanidade, deficiência física e/ou mental, e pedido de Inimputabilidade penal do dependente químico (isso é, abrandamento da pena, devido ao vicio em drogas) também passa pela perícia médica.

Entretanto, há uma área da perícia médica, que pouca gente conhece: a análise de documentação médica. Assim, os peritos podem emitir um laudo, por exemplo, acusando um médico de ter prescritos remédios errados, ou um laudo apontando improbidades numa operação resultando em óbito.

 

3. Perícias em Locais de Crime

Essa é A ÁREA CSI por excelência. Muita gente nem sabe direito o que eles fazem, mas sabem que, quando acontece um crime aparecem milhares de policiais de macacão branco, tirando foto de tudo, usando luz negra, pós de talco etc…

Esse trabalho, extremamente complexo, é um departamento especifico. Os peritos de Locais de Crimes recebem treinamento para procurar todo o tipo de sinal, marca, resquício, fio ou mancha que possa ser investigada.

Além disso, os peritos fotografam o local da ocorrência, buscando por marcas de balas, manchas de sangue, e demais sinais relacionados à ocorrência.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.