Como integrar alunos imigrantes à escola brasileira

Uma das questões mais relevantes de nossos dias é em relação aos imigrantes. Pessoas de países dos mais variados, que saem de suas terras-natais (pelos mais diversos motivos), em busca de uma vida melhor.

Esse êxodo moderno é visto por algumas pessoas intolerantes como um problema; afirmações esdruxulas, como “roubar nosso trabalho” ou “dissolver nossa cultura” são alguns dos argumentos pífios que esses criminosos usam, para atacar imigrantes.

Entretanto, do ponto de vista dos Direitos Humanos, receber essas pessoas, auxiliar elas a reconstruírem sua vida, e integrá-las a nossa sociedade é, mais do que um dever político, uma questão de humanidade.

Assim, é vital que estejamos sempre pensando na melhor forma de receber essas pessoas, de braços abertos, procurando fazer com que, em nosso país, elas encontrem uma condição melhor para si e para os seus.

 

Filhos da imigração

E um dos modos de fazer isso é educando seus filhos. Dando condições para que as crianças que vêm com os pais se unam a nossa sociedade, da melhor parte possível. Que eles se sintam parte dela – e acrescentem à nossa cultura, porque sempre que temos uma união de culturas, os dois lados se engrandecem.

A questão, dessa forma, não é “por que” e sim “como”. Pensando nisso, buscamos algumas respostas para a pergunta: como integrar alunos imigrantes à escola brasileira?

 

1.    Conhecendo os países deles

O que será que sabemos sobre o Haiti? Sobre a Bolívia? Sobre a Síria? Sobre os diversos países de onde essas crianças vêm?

O primeiro passo para que aconteça essa integração é, justamente, esse: conhecer os países desses jovens, e incentivar que os alunos brasileiros “natos” conheçam também.

Um bom caminho é fazendo apresentações culturais: um seminário sobre culinária, um festival de música, uma apresentação de dança…

As crianças da imigração não vão – e nem podem – simplesmente, esquecer seus países de origem. É parte delas, parte da família delas. Porém, a escola deve incentivar o câmbio cultural.

 

2.    Conhecendo as línguas

Outro ponto que une as pessoas é pela comunicação. Pela linguagem. Muitos jovens sírios chegam ao brasil, fugidos das guerras, sem falar muita coisa de português. E isso é nocivo para a integração deles à sociedade.

Estudar línguas é um bom modo de diminuir essas barreiras. Para os dois lados. Colocar os alunos para trabalharem juntos é uma opção, de como fazer esse ensino de línguas.

Alunos brasileiros aprendem noções de espanhol, árabe, francês, e outras línguas mais. Alunos imigrantes aprendem o Português “do cotidiano”.

 

3.    Integrar às famílias

Integrar as famílias à escola pode ser, um pouco mais complexo, porque alguns pais não conseguiram frequentar a escola, por demandas de trabalho.

Mas essa é uma forma de auxiliar na adaptação dos alunos. Escolas públicas talvez não consigam tanto, mas no caso de instituições particulares, isso pode ser feito, inclusive, pela incorporação dos pais, aos trabalhos a serem realizados dentro da escola.

Em outras palavras, empregando os pais, toda a família é auxiliada em uma maior integração.

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