5 sinais de que a terapia não está funcionando

 

Fazer terapia, seja com um Psicólogo, seja com um Psicanalista pode ser fundamental, para algumas pessoas tratarem seus traumas e questões mais íntimas. Logo escolher um bom terapeuta é fundamental, nesses casos.

Aí, você escolhe alguém que fala ideias interessantes, cobra um valor acessível, usa abordagens para além de Freud ou Jung, mas… O processo simplesmente não funciona.

Você sente que algo não está dando certo. E tudo bem: escolher um terapeuta não é algo simples.

Então, o que você deve notar nas sessões, para entender que, com aquela pessoa, não vai dar certo? Veja 4 tópicos importantes nesse sentido.

 

1.     Você não sente segurança em falar tudo

Uma sessão de terapia precisa ser um local seguro em termos éticos, para que você fale tudo, sem ter medo de ser julgado, condenado ou denunciado. Claro que falar tudo demora algumas sessões.

Porém, se você não se sente bem, para falar sobre algo, aí tem um sinal de que aquele psicólogo ou psicanalista não está conseguindo fazer um trabalho com você.

As razões para essa insegurança, inclusive, podem ser parte do problema que levou você até lá. Contudo, se depois de algumas sessões, você sentir que ainda não está pronto para ser franco com seu terapeuta, talvez seja melhor considerar outro profissional.

 

2.     Você não sente vontade de ir

Ir a terapia é participar de um processo de cura do inconsciente. Salvo em casos de determinação legal, ele é um processo voluntário e espontâneo. Ou seja, é algo que você quer fazer.

Porém, se você não está mais querendo ir, isso pode ser um sinal de que a terapia não está mais funcionando. Pelo menos com o psicólogo ou psicanalista que está atendendo.

Logo, se você perdeu o interesse de estar nas sessões, o momento é de parar um instante e se perguntar: por que eu não estou querendo ir? Entender o que está desmotivando sua presença na sessão é fundamental

 

3.     Você sente que não teve melhoras

Entender como estão sendo seus processos e sua evolução, em uma sessão de terapia é fundamental. Se você não está conseguindo olhar para isso, talvez seja porque a terapia não está funcionando.

Nesse caso, é preciso olhar para si mesmo, e ver quais são os comportamentos e pensamentos que você tinha, e agora não tem mais. Se você acredita que não houve mudanças, esse é um sinal relevante.

 

4.     O terapeuta tem comportamentos escusos

Quando o psicólogo ou psicanalista começa a usar frases agressivas, ou debocha, ou começa a fazer insinuações sexuais, esse é um sinal gritante de que a terapia não está funcionando. São comportamentos criminosos, ou no mínimo antiéticos.

 

5.     O terapeuta não traz questões relevantes

Às vezes, o terapeuta trata o caso do paciente com frases genéricas ou vagas, sem que haja nenhuma melhoria nesse sentido. Ou seja, o que ele está falando não parece ser relevante.

logo, esse é um sinal de que, talvez, o trabalho não está mais funcionando.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.