GUIA definitivo para você VENDER suas moedas raras O QUANTO ANTES

Saiba onde buscar colecionadores idôneos e que pagam um bom valor pelas moedinhas

Em um momento ou outro, sempre resolvemos fazer uma bela faxina na nossa casa, não é mesmo? E, por acaso, em alguma dessas limpezas, você já encontrou dinheiro antigo que nem lembrava que tinha? Pois saiba que, atualmente, certos itens como esse são considerados “especiais” e valem um “dinheirão”, como as moedas raras.

Muitos não sabem, mas é totalmente possível vender tais relíquias e conseguir uma renda extra surpreendente. As moedas raras, dependendo do seu estado de conservação, chegam a valer milhares de reais. Contudo, para ter realmente um bom lucro com isso, é preciso entender a fundo como funciona o comércio das peças e onde procurar compradores idôneos.

O que são moedas raras?

Moedas raras são as que já circularam por um tempo, mas que, hoje em dia não são encontradas tão facilmente. Ademais, são também aquelas que foram fabricadas em uma quantidade limitada.

Comumente isso ocorre em comemorações especiais, onde se produzem edições comemorativas e especiais. Por exemplo, em 2016, para as Olimpíadas que aconteceram no Rio de Janeiro.

Geralmente, tais peças são encontradas com quem tem o costume de colecionar, de guardar como recordação, como parte dos seus colecionáveis. No entanto, não dificilmente, moedas raras são encontradas esquecidas naquele cofrinho velho ou, no fundo de uma gaveta de “trecos”.

Onde vender as moedas raras

Quem tem moedinhas consideradas valiosas para os numismatas – pessoas especializadas em moedas e colecionáveis – e quer vende-las, deve procurar por locais sérios. Mas, antes disso, é preciso fazer uma prévia avaliação para saber o quanto elas valem.

Para isso, uma boa dica é encaminhar os detalhes da peça que tem em mãos junto com uma foto para plataformas especializadas, tal como a Brasil Moedas Leilões. Tão rápido você conseguir a estimativa de valor, poderá ir atrás dos possíveis compradores.

As opções mais viáveis, com idoneidade e segurança para quem deseja vender moedas raras são:

  • Leilões de moedas;
  • Lojas especializadas em numismática;
  • Sites como Mercado Livre, Amazon e eBay;
  • Casas de aquisição de moedas;
  • Encontros de numismatas;
  • Anúncios em sites especializados em numismática.

Contudo, a recomendação é que você anuncie, inicialmente, seus itens nas plataformas do Mercado Libre e eBay. Nesses sites dá para encontrar compradores engajados e muito interessados até mesmo em pagar um valor a mais pelo item, algo que é bastante vantajoso. Sem contar que, assim, não é preciso pagar taxas nem comissões a “corretores”, já que as transações acontecerão apenas entre você e quem for adquirir a peça.

Mas, não podemos esquecer da Sociedade Numismática Brasileira, que tem uma página de anúncios. Lá consegue-se encontrar vendedores, avaliadores e também compradores de moedas brasileiras antigas. Entretanto, é preciso ficar atento ao frete e taxas administrativas que o site cobra.

GUIA definitivo para você VENDER suas moedas raras O QUANTO ANTES
Saiba onde buscar colecionadores idôneos e que pagam um bom valor pelas moedinhas – Imagem: Canva

O preço chega a ser como os anúncios que se vê na internet?

O preço das moedas depende de diversos fatores. Entre eles estão a raridade, data de fabricação, interessados, bem como o estado de conservação.

Contudo, vender esses itens pode ser uma ótima escolha para quem os tem parados em casa e precisa de uma graninha extra. Se você não é um colecionador, dependendo da peça, consegue milhares de reais sem esforço.

Mas, saiba que nem sempre será fácil conseguir um comprador que realmente valorize as moedas e que seja honesto. Em muitas situações, as pessoas gostam de “trocas”, não de “venda”, pelo simples fato de quererem completar suas coleções. Por isso fizemos as sugestões acima, que são mais confiáveis e com mais benefícios em termos de ganho.

Para se ter uma ideia, aconteceu um leilão em 2014, onde um ferrenho colecionador arrematou cerca de US$ 500 mil expondo uma moeda do período imperial. Portanto, é um misto de sorte e bom tempo dispensado em pesquisa.

4 Comentários
  1. Jessika Diz

    gostaria d vende minhas moedas

    1. Gonçalves Diz

      Tenho moedas raras quero vender quem estiver interessado me ligue32 988103028 meu nome e Handerson

    2. Ana Diz

      Tenho várias moedas antigas algumas com o símbolo das olimpíadas algumas notas antigas onde posso negociar

  2. Maria geiza g.de Lacerda Diz

    Tenho algumas moedas das olimpíadas do Rio de janeiro,JK,de 5 centavos e 10 centavos com datas marcado,de 50,de 10,1cruzeiro, cédula Crane, letra A, interessado soy telefone (81)993839310,tô vendendo ok.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.