Qual é a diferença entre um Psicólogo e um Psicanalista (e ambos, de um Psiquiatra)?

 

Quando vamos pensar em doenças mentais, muito provavelmente, a primeira palavra que surge a mente é “Psicólogo”.

É uma ideia correta: psicólogos são profissionais que lidam com transtornos de origem psíquica – ou seja, da mente.

Porém, existem mais duas áreas de atuação que trazem a terminação “Psi”: a Psiquiatria e a Psicanálise. Mas elas, diferente do que alguém pode pensar num primeiro momento, não são opostas, e sim, complementares.

Isso é devido ao fato de que Psicólogos, Psicanalistas e Psiquiatras têm formações diferentes, logo, seus focos de ação são diferentes.

 

Psiquiatria: uma especialização médica

A Psiquiatria é uma área da medicina. Psicólogos não podem fazer a especialização em psiquiatria sem uma graduação em medicina.

Psiquiatras receitam remédios, fazem avaliações neurológicas dos pacientes, fazem avaliações a partir do histórico médico e familiar, entre outros. Além disso, eles podem aliar o tratamento realizado nas sessões a exames laboratoriais (inclusive alguns complexos, como ressonância).

Geralmente, psiquiatras solicitam que pacientes tenham acompanhamento, também, de psicólogos, durante o tratamento – que pode ser temporário ou vitalício.

Os famosos “tarja preta” são remédios receitados por psiquiatras, já que eles são drogas com possibilidade de causar dependência. Logo, exigem uma administração cuidadosa.

O senso comum costuma ter mal juízo da psiquiatria, devido a medicalização, principalmente, no tratamento transtornos de comportamento. Mas isso é um preconceito que deve ser combatido, pois uma doença mental não traz um senso moral sobre o paciente.

 

Psicologia: um olhar atento a emoções e comportamentos

Um psicólogo é o profissional formado em Psicologia. Seu trabalho é muito mais voltado para emoções e comportamentos, do que em sintomas e patologias.

Porém, enquanto psiquiatras analisam os efeitos dos remédios sobre o comportamento e saúde mental do paciente, o psicólogo atua no sentido de auxiliar esse paciente a entender seus processos internos, seus comportamentos e emoções.

Por esse motivo, todos podem consultar um psicólogo, e não apenas aqueles que tenham sido diagnosticados com doenças neurológicas.

O psicólogo atua nesse sentido: entender gestos e emoções.

Esse processo pode se dar com conversas, mas também com atividades dos mais variados tipos, incluindo produções estéticas (arteterapia), dramatizações (psicodrama), movimentação corporal (Gestalt terapia), entre outros.

Essa forma de trabalho possibilita que psicólogos façam intervenções nos mais diversos contextos (escolas, ambientes de trabalho, núcleos familiares, condomínios).

 

Psicanálise: um olhar sobre o inconsciente

Um psicanalista, por sua vez, é um profissional cuja graduação pode ser diversa, pois a psicanálise é um campo clínico que, mais do que trazer conceitos de medicina ou psicologia, é um conjunto de teorias, em si, sobre o inconsciente humano.

A psicanálise é uma formação que pode ser feita por psicólogos e médicos, mas também por qualquer outro profissional que entenda a técnica principal do atendimento: permitir que o paciente fale livremente.

A partir dessa fala, paciente e analista buscam elementos simbólicos na fala, que denotem o significado daquilo que está sendo dito. Assim, a psicanálise é uma forma de buscar autoconhecimento e autoentendimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.