5 dicas para promover hábitos saudáveis no seu trabalho

 

Ser saudável não é tão difícil quanto podemos pensar. Pequenas mudanças na alimentação, alguns minutos semanais de atividade física, e momentos de descanso com atividades que estimulam o cérebro já fazem bastante diferença.

Porém, muitas vezes, nossas rotinas de trabalho exigem coisas que não favorecem a nossa saúde.

Assim, uma boa alternativa para reverter esse quadro é buscar formas de implementar e reeducar os trabalhadores de certo segmento, para a adoção de hábitos saudáveis. Campanhas de divulgação desses hábitos são um primeiro passo. Mas há outros, mais efetivos.

 

E a pergunta é: porque promover isso na sua empresa?

Pense: promover a saúde de seus funcionários, além de ser um gesto de cordialidade, e mesmo de humanidade, para e com seus próximos, é, uma medida preventiva de aposentadorias prematuras, e afastamentos por licença médica.

Uma empresa preocupada com a saúde de todos não só passa a sensação de acolhimento com os empregados, e preocupação com os usuários dos serviços ali prestados.

Em alguns casos, promover a saúde significará a única chance que alguns funcionários, por falta de interesse pessoal, falta de tempo, falta de conhecimento, terão de acessar hábitos saudáveis.

 

1.     Invista em reeducação alimentar e mudanças nos cardápios

Se a sua empresa tiver refeitório, procure investir em serviços de alimentação mais saudável. Empresas de alimentos orgânicos e veganos, nutricionistas, cozinheiros com esse foco são algumas das opções.

Se sua empresa não tem esse espaço, promova palestras com nutricionistas, incentive o consumo de produtos e alimentos sob essas condições, adquira materiais educativos…

Mudar hábitos alimentares previne doenças, como hipertensão e úlcera.

 

2.     Faça campanhas contra o cigarro, com psicólogos, inclusive

Combater o fumo e o uso de cigarro passa pela vontade pessoal. Dessa forma, não basta dizer dos riscos. A grande maioria dos fumantes sabe deles. O problema, em alguns casos é: o que o cigarro significa para aquela pessoa.

Mudar isso depende de um trabalho psicológico. Palestras com psicólogos podem ser essenciais, nesse caso.

 

3.     Crie momentos para hábitos saudáveis, na rotina diária

Um dos problemas que levam pessoas a uma vida insalubre é a falta de tempo para fazer atividades físicas, procurar um alimento mais natural, investir em tratamentos precoces.

Promover esses momentos é essencial. Uma rotina de trabalho não precisa ser de 8 horas, com apenas uma para o almoço. Dar um espaço na agenda dos funcionários, para que eles façam atividades físicas, tenham contato com luz solar, se movimentem pode ser uma alternativa.

 

4.     Mude o espaço físico de seu trabalho

Inclua no espaço de trabalho menos facilidade, em termos de movimento. Escadas e portas podem “forçar” o empregado a se mover. Objetos de ergonomia (apoio para os pés, bolas de mão fisioterapêuticas) também podem ser incluídos no espaço físico do emprego.

 

5.     Aprimore as áreas de descanso

Aprimorar as áreas de descanso significa oferecer mais do que apenas oferecer um café, biscoitos e uma cadeira. Uma área com livros, jogos, televisor ajudam os empregados a desestressarem.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.