O que é um Esquema Ponzi? E uma Pirâmide Financeira?

Muitas pessoas, provavelmente já receberam e-mails e mensagens dessa natureza: uma propaganda com uma resolução gráfica muito boa, um texto sedutor sobre uma “chance de investimento única”, e a promessa de um crescimento financeiro rápido, e garantido.

Textos e golpes desse tipo não são novos.

O militar escocês Gregor MacGregor, já anunciava, por volta de 1820, a oportunidade “única” de investir em uma região quase paradisíaca chamada Poyais, na América Central – uma fraude, já que o lugar sequer existe.

Negócios desse tipo são crimes financeiros, seja por propaganda enganosa, seja por estelionato e perjúrio. Esses golpes acontecem de diversas formas: a mais comuns são Esquema Pirâmide, Esquema Ponzi, e Marketing de Multiníveis.

Você sabe o que são esses conceitos? Sabe como identifica-los?

 

Identificando a fraude

Lembra o ditado “Quando a esmola é demais o santo até desconfia”? Fraudes Financeiras são assim. Algumas são francamente ridículas: um milionário nigeriano precisa de um empréstimo, com juros altíssimos.

O que acontece, na maioria das vezes, entretanto, é algo muito mais simples. Normalmente é a oferta de ações de um fundo de investimentos com lucros rápidos.

Da parte de texto, existe uma “receita”: uso de termos de urgência (“Poucas vagas”, “Tempo limitado”) argumentos de autoridade (testemunhos de pessoas inventadas) e frases call-to-action (“Compre já”, “não deixe de conferir”).

Já na parte técnica, as informações são vagas, os termos de contrato são ambíguos, e o modo de operação não é claro.

Quando você se deparar com algo assim, desconfie; é quase certo que é um golpe. Na dúvida, prefira investir com instituições financeiras renomadas.

 

Ponzi, Pirâmide, Multiníveis

E quanto ao formato s opções? Como eles se dão? De forma muito simples, na verdade.

Um Esquema Ponzi é uma fraude, que se baseia em investir certa quantia em um fundo de investimentos, e aguardar os lucros.

Esse fundo, porém, não tem capital de giro; dessa forma, você só é pago, quando há a adesão de novos investidores. Entretanto, o que costuma acontecer é não haver nenhum novo investidor. Assim, os primeiros “acionistas” saem sem renda inicial ou final.

Um Esquema Ponzi é basicamente um Esquema Pirâmide.

A maior diferença entre eles é que, no Esquema Pirâmide normal, a obrigação de se conseguir novos investidores parte, de você, investidor secundário.

E se você não consegue novos investidores, o fundo inicial (o golpista) fica com sua renda. Por sua vez, se você consegue, quem sai perdendo é quem faz a nova adesão.

Fundos de investimento em criptomoedas podem ser interpretados enquanto Esquemas Pirâmides, por exemplo.

Por fim, há o Marketing de Multinível. Esse tipo de negócio é ambíguo. Ele pode ser um sistema de vendas legítimo (Vender cosméticos E vender novas adesões) ou fraudulento.

No caso de um MM fraudulento, tudo começa com você adquirindo certo produto… “Controverso”. Um cosmético genérico, por exemplo. Seu lucro consistirá, de duas frentes: vender esse produto e conseguir novas adesões. Se você não conseguir cumprir nenhuma das duas, suas perdas serão dobradas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.