O que é um crime financeiro? Como evitar ele?

Em tempos de crises econômicas, muitas pessoas buscam soluções “miraculosas” para garantir, senão a riqueza pessoal, pelo menos uma estabilidade e segurança econômica. A má notícia, na maior parte das vezes, é que uma “solução miraculosa” não existe.

Porém, a falta de informação, somada à urgência, desespero e ingenuidade leva essas pessoas a embarcarem em esquemas financeiros fraudulentos. Esquemas que elas, na verdade, investem de boa-fé, sem saber das consequências.

Essas são simples: o investimento inicial é surrupiado pelo golpista, e os investidores ficam sem nenhum dinheiro.

O caso mais famoso foi do bilionário americano Bernard Madoff, cuja financeira chegou a mover bilhões de dólares em Bolsas como a Nasdaq.

Madoff tinha um Esquema Pirâmide: basicamente ele vendia ações de um fundo de investimento falso e pagava os juros de seus investidores, com a venda de novas ações, para novos investidores.

Na internet, é muito comum vermos anúncios desse tipo. Coisas como “Técnicas para investimento rápido”, “retorno garantido”, “ganhe até 5 mil reais todo o dia, sem sair de casa” e outras coisas desse tipo.

Mas você sabe como identificar uma fraude?

 

1.     Histórias fabulosas e sedutoras

Fraudes financeiras costumam partir de histórias fabulosas, isso é, uma história absurda demais para ser verdade; como por exemplo o caso do investidor nigeriano que buscava acionistas para um fundo de ação.

Outras, entretanto, soam quase como algo verdadeiro: invista em criptomoedas; conheça esse método revolucionário; venda esse produto inovador.

Sempre que você vir um anúncio com ideias “incríveis” demais, sempre que o anúncio de investimentos apresentar a “oportunidade” como algo único, e sem chance de dar errado, desconfie.

Uma operação financeiramente fraudulenta nunca ira apresentar os contras – só os prós.

2.     Linguagem apelativa, para causar ansiedade e sentimento de urgência

Um anúncio de negócio fraudulento será anunciado, e redigido, visando causar emoções nas possíveis vítimas. E não é qualquer emoção, mas duas, que afetam muito mais a emoção do que a razão: ansiedade e esperança.

A ansiedade será causada por termos de call-to-action e por superlativos. Por exemplo:

  • Não perca tempo!
  • Comece a enriquecer hoje mesmo!
  • Essa é a chance que você esperava!
  • Oportunidade por tempo limitado!

Frases nesse estilo servem para deixar o leitor/vítima ansioso, apreensivo, com dúvidas. E essas dúvidas levam ao sentimento de esperança. Despertam uma voz interna que diz “E se…”, e levam a vitima a pensar nas suas necessidades econômicas, suas privações, sua urgência em obter estabilidade financeira.

Diante de um anuncio desse tipo, pare, respire, e analise todas as informações com crítica.

3.     Depoimentos de sucesso

Depoimentos de sucesso são um argumento de autoridade. Mas não qualquer autoridade: pessoas de aparência banal, com histórias prosaicas, expressando alegria e emoção.

Mas não se engane. São atores. Leia os relatos de “sucesso” com desconfiança.

4.     Demanda de um capital inicial

Fraudes financeiras têm, como exigência, alguém que faz o primeiro investimento. O golpista falará que você precisa investir. Desconfie. Leia os contratos com atenção, e se ampare por contadores.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.