3 mentiras e 3 verdades sobre robôs

O futuro da humanidade envolverá robôs. Nosso artigo começa com essa afirmação, por um motivo: porque é verdade. E não estamos falando apenas de máquinas que falam e interagem, iguais àquelas de filmes como Star Wars.

Sistemas de Big Data e Inteligência Artificial também podem ser considerados como sistemas robóticos que vão interagir em nossa vida, no futuro.

Quanto a isso, não podemos fazer muita coisa. Aliás, nem temos motivos para isso, uma vez que robôs vão facilitar nossa vida, otimizando alguns trabalhos, extinguindo outros, e auxiliando atividade essenciais e complexas.

Diante desse cenário, entretanto, ainda há muita ficção científica. Ideias como a de robôs apocalípticos, que vão nos destruir e roubar nossos empregos são duas delas.

Essa visão fantasiosa não representa a verdade sobre o avanço da robótica, em nossas vidas. Fatos como a da extinção de alguns empregos são verdade, mas isso não é algo tão simples.

Assim, separamos aqui 3 mitos e 3 verdades sobre robôs em nossas vidas. Confira:

 

1.     Robôs roubam empregos

VERDADE em parte.

Robôs vão ocupar algumas áreas de trabalho que hoje são executadas por pessoas. Sim, pessoas perderam seus empregos para máquinas. Mas esses empregos, a despeito de serem essenciais, não são “carreiras”.

Como assim? Por exemplo, o emprego de vendedor de bilhetes do metrô. Um emprego humano que pode ser ocupado por um robô. E o funcionário desse emprego? Ele vai ser empregado em outra coisa.

O que é garantido é: robôs não vão roubar empregos humanos que são, essencialmente, humanos – como, por exemplo, o de assistente técnico de sistemas robóticos.

Pense: antes da iluminação elétrica, os postes de luz precisavam de alguém para acendê-los (e apaga-los).

 

2.     Robôs são perigosos

MENTIRA

Robôs são máquinas que não pensam por conta própria. Obedecem a uma programação, e vão executar funções para as quais forem sistematizados. Se o programador de um robô for uma pessoa com más intenções, é isso que a máquina fará.

Igual com cães de guarda: eles só atacam se alguém ensinar eles a fazer isso.

 

3.     Robôs têm forma humana

MENTIRA

Há robôs, como os robôs-aspiradores, que não parecem em nada, com uma pessoa. Sistemas de Big Data, por sua vez, nem corpo têm.

 

4.     Robôs são caros

VERDADE

Um robô é um maquinário complexo, e sua montagem exige engenheiros altamente especializados. Então, sim, são caros. Mas a tendência é ficarem mais acessíveis, conforme aumente a demanda.

 

5.     Robôs nunca erram

VERDADE

Robôs não erram por uma razão simples: eles obedecem a um sistema de programação e são condicionados por limitações técnico-mecânicas; dentro desses limites, ele sempre fará o que foi programado, com perfeição. Um robô vai errar cálculos se sua programação estiver errada. Ele vai deixar de fazer uma tarefa, se essa estiver além de sua capacidade técnica.

 

6.     Robôs dominarão o mundo

MENTIRA

Noções de autoritarismo, e emoções como raiva são abstrações complexas de algo em si abstrato, os sentimentos. Robôs são máquinas: obedecem à uma programação, não criam nada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.