4 podcasts para quem precisa estudar Ciências Exatas e Naturais

 

Uma das grandes dificuldades de quem vai prestar um concurso, como o Enem ou Vestibular, são as temidas matérias Exatas e de Ciências Naturais. São matérias de grande complexidade, por exigirem, muitas vezes, conhecimentos linguísticos, matemáticos e específicos.

Linguísticos, porque não basta “saber ler” para entender uma questão de Física, por exemplo. É preciso saber ler e compreender a construção linguística própria da Física.

Já a parte de matemática, essa é quase autoexplicativa: são contas que unem números, letras, e letras gregas. Fórmulas que aterrorizam muitos estudantes.

Por fim, a parte específica é aquela que seria “da matéria” propriamente dito. Por exemplo: O conceito de Isótopos, em Química. O conceito de Meiose, em Biologia. Velocidade e Aceleração, em Física.

Assunto que, quando lemos em uma linguagem jornalística, até entendemos. Quando lemos na escola, ficamos sem saber por onde começar.

Pensando nisso, fomos atrás de podcasts com a proposta de descomplicar essas matérias, e preparar a todos para as provas.

 

1.      Front da Ciência

Podcast da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Front da Ciência trata, como eles mesmo dizem, de “Ciências e tudo mais”.

Diversas áreas, como Biologia, Paleontologia, Física e Medicina são abordados em episódios que unem descontração e conhecimento sério, a fim de abordar os diversos campos de Ciências Naturais.

Há episódios sobre matérias, sobre pseudociências, sobre as relações entre conhecimentos científicos e cultura pop, entre outros.

Há também episódios sobre tecnologias do passado e presente, ciências da computação e contemporaneidades.

 

2.      Luz no fim da quarentena

Especialmente voltado aos saberes acerca da Pandemia do Novo Corona Vírus, o podcast Luz no fim da quarentena é editado pela equipe da Revista Piauí. Os episódios se dão por meio de entrevistas e debates.

Embora não seja propriamente teórico, traz diversas questões em bioquímica, medicina, sanitarismo, bioética, entre outros.

Logo, serve como um material de apoio. Por ser produzido pela revista Piauí, traz uma linguagem espontânea, comprometida com a pluralidade e clareza de ideias, e criticidade à boatarias e demais contra-informações.

 

3.      Fisicast

Podcast voltado para a Física, em suas mais diversas áreas e formações, o Fisicast é para quem precisa entender sobre essa área do conhecimento. Há das matérias básicas – Mecânica, Ótica, Astrologia – até debates mais profundos acerca do mundo profissional da Física.

Então, há episódios com temas como mercado de trabalho, disparidade salaria de gêneros, diversidade étnico-racial, entre outros.

Além disso, o podcast procura trazer assuntos da Física Pop, isso é, questões que aparecem em filmes, séries e demais produções de ficção científica, como teletransporte, viagens intergalácticas e Universo Marvel.

 

4.      Nerd Cursos – Biologia

O portal Nerd Cursos tem podcasts de diversas matérias, mas o de Biologia é o mais completo, pois foca justamente nas áreas e subáreas da biologia que sempre aterrorizam estudantes em provas, como Genética, Reinos Animais e Fisiologia.

Utilizando uma linguagem coloquial, o portal procura ensinar conceitos biológicos, a partir de exemplos concretos, porém, sem deixar de apresentar os termos acadêmicos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.