4 podcasts para quem quer estudar para o Enem, Vestibulares e Concursos

 

Quem vai prestar uma prova como o Enem ou um Vestibular, ou vai prestar um concurso, encontra uma dificuldade principal: estudar tudo o que é necessário para a prova.

No caso de um vestibular ou concurso, até podemos considerar que há matérias de pessoa maior que outras (por exemplo, Matemática, para Engenharia ou Português para Direito).

Mas e no caso do Enem, onde todas as matérias do Ensino Médio são cobradas?

Pensando nisso, fomos atrás de podcasts educacionais, para aquelas pessoas que precisam complementar os estudos, reforçar uma matéria, ou simplesmente aprender alguma área.

Porque a verdade é: livros não são a única fonte de conhecimento existente.

Além disso, por vezes, quem vai prestar uma prova dessa natureza divide seu tempo entre trabalhar e estudar – logo, um podcast é uma oportunidade de estudar enquanto outras atividades são executadas.

Confira:

 

1.      Filosofia Pop

Uma das matérias mais subjugadas no ensino médio, apesar de ser uma das mais importantes dentre todas, é a Filosofia. Tudo é passível de um estudo e visão filosófica; por vezes, inclusive, é uma visão filosófica que aumenta a gama de debates de um assunto.

Mas a Filosofia é, notadamente, uma matéria complexa. Diante disso, o podcast Filosofia Pop é uma alternativa, que traz, ao mundo contemporâneo, o pensamento de bastiões dessa área do saber.

Por meio de entrevistas, e com uma linguagem acessível, Filosofia Pop é para quem quer entender o que é Filosofia!

 

2.      Domine Inglês

A Língua Inglesa é mais ou menos conhecida de todos. Temos aulas de inglês, praticamente, desde os primeiros anos da escola. O problema é justamente esse “mais ou menos”. Em provas, é ele que tira pontos.

Assim, o podcast Domine Inglês é para quem quer aprender os segredos da língua. Aqueles detalhes mínimos que fazem toda a diferença, na hora de fazer uma prova.

Longe de ser uma aula de gram´tica, são episódios sobre a língua em uso, de forma concreta, com exemplos e afins.

 

3.      Geografia Popular

A Geografia é uma matéria pouco valorizada. Na escola, outras áreas reduzem essa área ao simples estudo de rochas e solos. Contudo, há temas vitais, como Geopolítica, Geofísica, Ecologia e Urbanismo.

Esses temas são tratados no podcast Geografia Popular. Buscando trazer as teorias e subáreas da geografia para o contexto cotidiano.

Assim, temas como políticas públicas, agrobusiness e políticas públicas são trabalhadas de forma clara e direta.

 

4.      Dá Ideia

Uma das partes mais difíceis do Enem é a redação. Por quê? Porque ela é sempre um tema atual, mas não revelado antes.

Assim, o estudante precisa estar “pronto para tudo”, por assim dizer. Para tanto há diversas formas de se preparar para o inesperado.

Essa é o objetivo do podcast Dá Ideia: dar ideias para quem precisa escrever uma redação, sem saber o tema definido anteriormente.

Diversas questões (como Economia, Política, Tecnologia) são discutidas pelos apresentadores, que, não apenas falam dos temas; também de técnicas de redação sobre eles.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.