SiSU 2024 recebe inscrições para mais de 260 mil vagas a partir desta segunda (22)

O período de inscrição para as mais de 260 mil vagas ofertadas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2024 começam na próxima segunda-feira, dia 22 de janeiro. De acordo com o edital, as inscrições para a edição única do SiSU desse ano serão recebidas até 23h59 de 25 de janeiro.

O SiSU é um programa do governo federal que permite que estudantes concorram a vagas para ingresso em cursos de graduação de universidades públicas em todo o país. A seleção dos candidatos é feita exclusivamente a partir das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Tradicionalmente, o programa contava com duas edições anualmente, mas, a partir de 2024, haverá apenas uma edição por ano.

De acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), ao todo foram disponibilizadas 264.360 vagas, em 127 instituições públicas de educação superior participantes do programa, nos níveis federal, estadual e municipal. A lista com o número de vagas do SiSU 2024 por instituição pode ser conferida no Portal gov.br. A região do país com o maior número de oportunidades é o Nordeste.

O edital da única edição do SiSU 2024 já está disponível. Imagem: gov.br/ Divulgação
O edital da única edição do SiSU em 2024 já está disponível. Imagem: gov.br/ Divulgação

Os candidatos também podem consultar quais vagas estão sendo ofertadas por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A consulta pode ser feita por localidade, instituição, turno e nome do curso. Essa ferramenta permite que os candidatos se preparem com antecedência para as inscrições. Veja a seguir como se inscrever no SiSU 2024!

SiSU 2024: Inscrições

As inscrições para o SiSU são gratuitas e online. Desse modo, para concorrer a uma vaga, o candidato deverá fazer a inscrição diretamente no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Após acessar o sistema usando as credenciais da plataforma gov.br, os candidatos deverão preencher os dados pessoais e escolher até duas opções de curso.

É também nesse momento que o estudante pode optar por concorrer às vagas em ampla concorrência, através da Lei de Cotas ou por meio das ações afirmativas da instituição escolhida. 

Durante todo o período de inscrição, do dia 22 ao dia 25 de janeiro, o candidato poderá alterar a sua inscrição, mudando as opções de curso para aumentar as chances de aprovação. É possível conferir a nota de corte para cada curso a partir do cálculo feito automaticamente pelo sistema ao final de cada dia de inscrição.

Quem pode se inscrever?

Podem se cadastrar no SiSU 2024 os estudantes que tenham o ensino médio completo e que tenham feito as provas do Enem 2023, cujos resultados foram divulgados no último dia 16. O MEC aceita apenas as notas da última edição do exame para fins de classificação. 

Não há nota mínima para participar do SiSU. No entanto, o candidato precisa ter obtido nota acima de zero na prova de redação. 

Resultado e lista de espera

A divulgação do resultado do SiSU 2024 está prevista para o dia 30 de janeiro. Os candidatos selecionados deverão realizar as matrículas nas respectivas instituições com a apresentação da documentação necessária entre os dias 1º e 7 de fevereiro. 

Já aqueles que não forem selecionados poderão continuar na disputa por uma vaga ao manifestar interesse na lista de espera. O prazo para para participar da lista de espera do Sisu 2024 será de 30 de janeiro a 7 de fevereiro. Como o programa só terá uma edição neste ano, as instituições poderão realizar convocações a partir da lista de espera durante todo o ano. 

Principais datas do SiSU 2024

  • 22 a 25 de janeiro: Inscrições 
  • 30 de janeiro: Resultado 
  • 1º a 7 de fevereiro: Matrículas 
  • 30 de janeiro a 7  de fevereiro: Inscrição na lista de espera

Com informações da Agência Brasil.

Leia também Bolsas do Ensino Médio: governo iniciará pagamentos a partir de março; saiba mais sobre o programa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.