ENEM 2023: Como consultar sua nota em 5 passos

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já liberou a consulta às notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Desse modo, os participantes já podem conferir os resultados do exame através da Página do Participante. 

O Enem é uma das principais portas de acesso ao ensino superior no Brasil. Promovido pelo governo federal através do Ministério da Educação (MEC), o exame inicialmente tinha como objetivo avaliar a qualidade do ensino médio em nível nacional. Aplicado anualmente, o exame é destinado a estudantes que estejam cursando o último ano do ensino médio, bem como aqueles que já concluíram essa etapa.

A última edição do Enem é referente a 2023, cuja aplicação das provas aconteceu nos dias 5 e 12 de novembro. Já a divulgação do resultado das provas estava prevista para o final deste mês de janeiro. Contudo, o Inep adiantou a divulgação das notas, liberando o acesso ontem, dia 16 de janeiro. Confira a seguir como consultar o seu desempenho no Enem 2023!

Enem 2023: Como ver a nota?

Como acontece tradicionalmente, a divulgação das notas do Enem 2023 aconteceu de forma totalmente virtual, por meio da Página do Participante, no site do Enem. O acesso ao boletim de desempenho, que apresenta o registro da notas obtidas em cada uma das provas objetivas e da prova de redação, é de fácil acesso. 

Para consultar as notas, basta seguir esse passo a passo em cinco etapas. Em primeiro lugar, o participante deve acessae o site do Enem, clicando em seguida no link “Página do Participante”. O terceiro passo exige que o estudante faça login no sistema usando as credenciais da plataforma gov.br. Portanto, é necessário informar o número de CPF e a senha cadastrada. 

Em seguida, o participante será direcionado para uma etapa de verificação, na qual deve selecionar as imagens solicitadas ou digitar os caracteres presentes na imagem. O quito e último passo consiste em clicar em “Enviar” essas informações. Assim, o sistema vai liberar o acesso do participante ao seu boletim de desempenho individual. 

Passo a passo para ver a nota

  1. Acesse o site do Enem;
  2. Clique no link “Página do participante”;
  3. Informe o seu CPF e senha nos campos correspondentes;
  4. Selecione as imagens solicitadas ou digite os caracteres pedidos.
  5. Clique em “Enviar”.

Nessa página o estudante poderá conferir todas as suas notas e a média aritmética, incluindo a nota da prova de redação. Contudo, o espelho da prova de redação, que consiste na redação corrigida com as observações dos avaliadores, ainda não está disponível. O Inep só deve liberar o espelho em março.

Além disso, a consulta ao boletim de desempenho só está disponível para os candidatos do Enem que são concluintes do Ensino Médio ou já possuem essa formação. Aqueles que fizeram o exame como “treineiros”, apenas para fins de autoavaliação, ainda não têm acesso aos resultados. Como informado no edita, a divulgação da notas dos treneiros está prevista para março deste ano. 

Quando sai o resultado com as notas do Enem 2023? Fique por dentro
Resultado do ENEM 2023 está disponível. Imagem: Adobe

Como usar as notas do Enem 2023?

Os participantes que tiraram boas notas no  2023 têm diversas possibilidaes para o uso do seu desempenho. A principal forma de aproveitar essa nota é em programas do governo federal que promovem o acesso ao ensino superior. O SiSU, por exemplo, seleciona estudantes de todo o país de forma unificada através das notas do Enem para estudar em universidades públicas. 

Já o ProUni e o Fies, por sua vez, possibilitam o ingresso na rede privada. O primeiro oferta bolsas de 50% e 100% em cursos de graduação, enquanto o segundo permite que estudantes de baixa renda contratem um financimaneto estudantil. 

Há ainda a possibilidade de ingresso em instituições internacionais, pois algumas instituições de ensino superior no exterior também aceitam as notas do Enem como parte do processo de admissão. Isso pode variar de acordo com a política de cada instituição.

Leia também Bolsas do Ensino Médio: governo iniciará pagamentos a partir de março; saiba mais sobre o programa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.