ProUni 2024/1: Resultado da lista de espera está disponível

Selecionados devem comprovar informações.

O resultado da seleção em lista de espera do Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2024/1 já está disponível. Desse modo, os candidatos que manifestaram interesse em continuar na disputa por uma bolsa de estudos por meio da lista de espera já podem consultar se foram contemplados por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior

Após acessar site, o estudante deve clicar em “Consultar” divulgação da lista de espera. Em seguida, o candidato será direcionado para o sistema do ProUni e deverá fazer login com as credenciais da plataforma GOV.BR. 

Comprovação das informações

Os candidatos que foram pré-selecionados da lista de espera deverão comprovar as informações dadas momento da inscrição. A comprovação dos dados deverá ser feito com as instituições de ensino participantes. Esse procedimento pode ser feito de forma on-line ou presencial, a depender das regras estabelecidas pela faculdade. De acordo com o cronograma do Ministério da Educação (MEC), o prazo para comprovar as informações prestadas na inscrição termina no dia 4 de abril.

Puderam concorrer às bolsas ofertadas na lista de espera os candidatos que se inscreveram no ProUni 2024/1 no período regular, mas que não foram selecionados nas duas primeiras chamadas regulares dessa primeira edição do ano. As vagas disponíveis na lista de espera são aquelas que não foram preenchidas pelos pré-selecionados na 1ª e na 2ª chamada, retornando para o sistema de seleção.

O que é o ProUni?

O ProUni é um programa criado pelo Governo Federal com o objetivo de promover o acesso de jovens e adultos ao ensino superior. Nesse sentido, realizado através do MEC desde 2005, o programa oferta bolsas de estudo em cursos de graduação de instituições de ensino superior privadas. As bolsas são de 50% de desconto (bolsas parciais) e de 100% de desconto (bolsas integrais). 

Para participar do programa, além de estar adequado aos critérios de renda, o candidato precisa ter participado das últimas edições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O MEC considera para fins de classificação, entre outros critérios, as notas obtidas nas provas de Redação, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Matemáticas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. 

Veja aqui o passo a passo para se inscrever no ProUni 2024/1. Imagem: govbr
O ProUni oferta bolsas de estudo integrais e parciais nas melhores instituições particulares de educação superior. Imagem: gov.br/ Reprodução

Como foi o ProUni  2024/1?

O MEC recebeu as inscrições para o ProUni  2024/1 entre os dias 29 de janeiro  e 2 de fevereiro. Os candidatos puderam se inscrever de forma gratuita e voluntária, através do site do ProUni. Puderam se inscrever estudantes  que têm o Ensino Médio completo e que participaram das duas últimas edições do Enem. Para o ProUni 2024/1, o MEC aceitou as notas do Enem 2022 e do Enem 2023.

Além disso, foi pré-requisito ter obtido a média mínima estabelecida por meio do edital. Sendo assim, em resumo, para participar do ProUni 2024/1, foi necessário:

  • Ter concluído o ensino médio;

  • Ter feito o Enem 2022 ou o Enem 2023;

  • Não ter zerado a redação do Enem;

  • Ter tirado uma média geral das cinco provas de 450 pontos.

Para concorrer a uma bolsa de estudo integral (100%), o estudante precisa ter renda familiar mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para obter uma bolsa de estudo parcial (50%), é  necessário ter renda familiar mensal, por pessoa, de até 3 salários mínimos.

Nesta edição, estão sendo ofertadas mais de 400 mil bolsas de estudo, oferta recorde desde a edição de estreia do programa. Dentre as bolsas de estudo disponibilizadas, 308.977 são integrais e 97.451 são parciais. Os dados apontam ainda que as oportunidades estão distribuídas em 15.482 cursos de 1.028 instituições participantes.

Acesse o edital do ProUni 2024/1 na íntegra para mais detalhes.

Leia também MEC publica edital com as regras e procedimentos do ENCCEJA 2024; confira cronograma completo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.