ENEM e Vestibulares: como estudar para as questões interdisciplinares?

Veja as dicas que separamos para aprimorar os seus estudos

Muitos estudantes já começaram a preparação para enfrentar a próxima edição da prova dos vestibulares e do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, no fim do ano.

Os candidatos devem saber que as principais provas do país poderão abordar questões interdisciplinares, ou seja, que envolvem tópicos de mais de uma disciplina. Resolver esse tipo de questão pode não ser simples, uma vez que as perguntas interdisciplinares costumam ser muito complexas.

Mas, fique tranquilo. Para te ajudar, separamos um resumo com dicas para turbinar a sua preparação para enfrentar as questões interdisciplinares do ENEM e dos vestibulares. Vamos conferir!

ENEM e Vestibulares: o que são questões interdisciplinares?

As questões interdisciplinares são as perguntas que incluem conceitos de duas ou mais disciplinas em uma única questão.

Esse tipo de questão é usado pelas provas dos vestibulares e também pelo ENEM para avaliar a capacidade dos estudantes em fazer conexões entre diferentes áreas do conhecimento. Com essa abordage, as provas visam estimular o desenvolvimento de uma visão ampla e interligada dos temas por parte dos candidatos.

Porém, é preciso ficar atento: para resolver esse tipo de questão, os candidatos precisam aplicar seus conhecimentos de maneira contextualizada e multidisciplinar. Além de conceitos de diferentes disciplinas, essas questões abordam também textos, gráficos e outros recursos que conectam diferentes áreas de conhecimento.

A seguir, confira as dicas que separamos para te ajudar a estudar para as questões interdisciplinares.

Priorize o estudo por temas

Normalmente, os estudantes dividem o próprio cronograma de estudos de acordo com as disciplinas a serem estudadas. Porém, esse tipo de plano de estudos pode dificultar o desenvolvimento das habilidades necessárias para enfrentar as questões interdisciplinares do ENEM e dos Vestibulares.

Uma estratégia eficiente que irá te ajudar a integrar o estudo de mais de uma disciplina ao mesmo tempo é organizar o seu estudo por temas, identificando conexões entre diferentes matérias cobradas no ENEM.

Tenha em mente que alguns temas podem ser estudados não somente em disciplina, mas em várias ao mesmo tempo. Se você for estudar os problemas ambientais, por exemplo, é interessante que você estude o tema a partir dos pontos de vista da biologia, geografia e da química. Assim, você estará preparado para enfrentar uma possível questão interdisciplinar. 

É claro que você não precisa estudar dessa forma durante todo o seu tempo de preparação. Você pode, por exemplo, estudar um tema interdisciplinar por semana.

A importância da interpretação de texto

A interpretação de texto é uma habilidade fundamental para os estudantes que querem obter enfrentar a prova do ENEM e dos Vestibulares. Porém, quando consideramos as questões interdisciplinares, a interpretação é muito relevante.

Interpretação de texto
É fundamental que você pratique a interpretação de texto para enfrentar as questões interdisciplinares. Imagem: Arina Krasnikova/Pexels

Nessas questões, os estudantes precisam não somente entender quais são as diferentes disciplinas envolvidas, mas também quais são os possíveis caminhos disponíveis para a resolução da pergunta. Dessa forma, entender o enunciado das questões interdisciplinares e os recursos que podem estar presentes nas perguntas (textos, gráficos, etc) é fundamental para conseguir resolver esse tipo de desafio.

Assim, é muito importante que você desenvolva a sua habilidade de interpretação de texto ao longo dos seus estudos.

Estude com questões de provas passadas

Para entender o funcionamento e a estrutura das questões interdisciplinares, é importante que você inclua as perguntas abordadas em edições anteriores das provas do seu interesse no seu cronograma de estudos.

Ao longo dos seus estudos, inclua um determinado horário para resolver exercícios que envolvam a integração de conhecimentos das diversas disciplinas de edições anteriores dos Vestibulares e do ENEM. Durante a resolução das questões, procure ler atentamente os enunciados, identificar as disciplinas presentes na pergunta e tentar relacionar conceitos de diversas áreas do conhecimento ao mesmo tempo para resolver a questão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.