Por que existem sindicatos? O que um sindicato pode fazer por você?

 

Sindicatos existem para atender às demandas e necessidades de uma categoria de trabalho. Isso é o básico. Porém, como definir essas necessidades? E o que um sindicato faz, em relação a elas? O que mais um sindicato pode fazer por você?

Falaremos disso tudo aqui.

 

 

Nenhum direito a menos: o trabalho dos sindicalistas

Tão importante quanto realizar um bom trabalho, realizar um trabalho de forma adequada, segura e saudável é essencial. Porém, algumas categorias de trabalhado nem sempre têm essas condições ideais cumpridas.

Podemos pensar em mineradores: por vezes acontecem acidentes e desastres que afetam os trabalhadores; então o sindicato atua para que haja uma reparação adequada à classe; para que os direitos trabalhistas nesse caso sejam cumpridos.

Em outros casos, acontece de a categoria estar sentindo-se injustiçada, logo, o sindicato atua com medidas que busquem a reparação e justiça.

Por exemplo, não ter um aumento no piso salarial de minadores, apesar do índice de inflação anual ter sido maior do que o previsto. Outro exemplo, uma empresa de mineração aumentar a demanda de trabalho, sem contratar mais trabalhadores.

São exemplos bem simples, para fins ilustrativos daquilo que é central no sindicato: garantir direitos básicos de uma categoria.

Trabalhadores dessa categoria, que tenham se sentido injustiçados, também podem buscar o sindicato, para entrarem com medidas legais contra seus patrões. Nesse caso, o sindicato, eventualmente, presta auxílio judicial – inclusive, contratando advogados para o filiado.

As famosas greves são convocadas pelos sindicatos, quando esses consideram que sua categoria não está sendo atendida em determinada questão laborial.

 

Para além dos Direitos, oportunidades

Sindicatos também oferecem, na maioria das vezes, cursos de aperfeiçoamento profissional e pessoal dos mais diversos tipos (línguas, áreas correlatas).

Muitos editam publicações (jornais, revistas) voltadas à classe trabalhista que representam, trazendo nelas, artigos de Direito, Política, Cultura, e de situações do cotidiano profissional.

Também costumam manter colônias de férias, exclusivas para seus filiados, mantém parcerias de desconto com serviços de alimentação, saúde e cultura. Ainda podem promover congressos e eventos para debater aspectos da profissão, trocar experiências e relatos, e propor melhorias na categoria.

Muitos sindicalistas, inclusive, dedicam-se a vida política, também, buscando, no legislativo, representar seus pares.

Ou seja, sindicatos prezam pelo bem-estar e pela evolução funcional e pessoal de seus filiados e, por conseguinte, da classe trabalhista que representam. O sindicato visa os interesses e o zelo da classe trabalhista que representam. A proposta é integrar o trabalhador em uma comunidade.

Por exemplo, a comunidade de professores do município de São Paulo.

 

Minha profissão tem sindicato?

Muito provavelmente sim. Categorias tradicionais (operários, professores, advogados, médicos, etc.) têm uma geral (isso é, não tem o “sindicato dos professore de inglês”, mas sim, dos Professores), e uma busca rápida na internet, ou no Ministério do Trabalho dirá pra você qual é o seu sindicato (tanto em esfera Municipal e Estadual quanto Federal).

E será que vale a pena se filiar? SIM. Estar amparado é sempre a melhor solução.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.