5 dicas de como estudar os livros obrigatórios para o Vestibular

As universidades costumam divulgar a lista de obras com antecedência.

A leitura da lista de livros obrigatórios para provas de vestibulares é apenas uma das muitas demandas de um estudante que decidiu estudar para o vestibular tradicional de uma instituição de ensino superior. Os vestibulandos precisam dar conta de absorver uma grande quantidade de assuntos já que as provas dos vestibulares costumam abarcar os conteúdos de todo o Ensino Médio. 

Nesse sentido, as provas são compostas a partir da Matriz Curricular do Ensino Médio, abarcando os componentes currriculares tradicionais dessa etapa da educação básica. Sendo assim, sempre haverá questões sobre Linguagens, incluindo a Língua Portuguesa e a literatura. 

Diante disso, as universidades costumam divulgar uma lista de livros obrigatórios para as questões de português e literatura, ou seja, para responder bem algumas questões, é necessário que os candidatos conheçam essas obras previamente. Por esse motivo é comum que as listas de leituras obrigatórias sejam publicadas meses antes da aplicação das provas, de modo que os vestibulandos tenham tempo para se preparar.

Ainda assim, há estudantes que deixam essa demanda de lado, priorizando o estudo de outras áreas, e aqueles que têm dificuldade de estudar obras literárias. Pensando nisso, apresentaremos a seguir algumas sugestões para lidar melhor com essa demanda.

5 dicas de como estudar os livros obrigatórios

1. Leia a obra na íntegra

Em primeiro lugar, para um estudo pleno das obras, leia o livro integralmente. Confira a lista de obras divulgada pela universidade em questão e faça um cronograma de leitura para dar conta de ler todas as obras. Há muitos resumos sobre esses livros em diversos sites, mas o ideal é recorrer a obra original. A leitura de resumos pode ser adequada para um momento de revisão. 

2. Pesquise o contexto histórico 

Ao ler um livro obrigatório, é necessário fazer algumas inferências quanto ao seu processo de escrita, mas também se faz necessário conhecer o período histórico no qual ele foi escrito ou no qual o enredo se passa. Com elementos sobre a política, a economia e a sociedade da época, será mais simples captar críticas feitas pelo autor, o comportamento e a personalidade das personagens, por exemplo.

Obras obrigatórias para o Vestibular da USP. Imagem: Fuvest
Obras obrigatórias para o Vestibular da USP. Imagem: Fuvest

3. Faça anotações sobre a estrutura da obra

Outro ponto importante aoes estudar as obras obrigatórias é ter atenção ao seu aspecto formal. Levante alguns questionamentos nessa direção durane a sua leitura e anote as respostas. Trata-se de uma novela ou romance? Que tipo de linguagem foi usada? E o narrador é de que tipo? A escrita está em prosa ou poesia? Tudo isso pode ser relevante para responder às questões do seu vestibular.

4. Participe de rodas de leitura

Uma ótima forma de se preparar e estudar essas obras é participar de rodas de conversa sobre esses livros. Há diveros clubes e grupos de leitura que costumam reunir leitores para momentos de leitura e debate sobre essas obras literárias. Você mesmo pode criar um grupo mais direcionado para a sua lista de obras obrigatórias. Caso não seja possível participar desses debates, assista resenhas sobre o livro no YouTube ou ouça episódios de podcast que abordem essa obra ou  seu autor. 

5. Faça um resumo sobre a obra

Por fim, após ler a obra na íntegra e estudar os seus elementos formais e externos, faça um resumo completo sobre a obra. Descreva o enredo, as personagens, o ponto alto da trama, o tema central, as características formais mais relevantes e todos os outros pontos que você julgar importante para a prova. 

Ao escrever seu próprio resumo sobre a obra, o vestibulando coloca em prática o seu conhecimento sobre aquela obra e ainda cria uma ferramenta de revisão para revisitar sempre que precisar relembrar a obra durante o período de estudo.

Leia também: Concurso Nacional Unificado: Principais informações sobre o ‘Enem dos Concursos’, o CNU 2024, ; saiba mais!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.