Os piores erros que você comete no trabalho

Trabalhar sério não precisa significar estar em um ambiente sério. Gente carrancuda, que não se cumprimenta, não conversa sobre outros assuntos, não faz piadas de vez em quando não ajudam, em nada, no stress cotidiano.

Porém, tudo tem um limite.

Algumas coisas no ambiente de trabalho, são INADIMISSÍVEIS. Fazer elas pode significar uma punição leve (notificação), uma média (suspensão, demissão) ou uma grave (medidas legais).

Você sabe quais erros são esses? Confira:

 

Antes:

Todos os problemas de ambiente de trabalho devem ser resolvidos no RH, e, em último caso, junto de um advogado de Direito Trabalhista.

 

1.     Assediar sexualmente

Um dos piores crimes cometidos em ambientes de trabalho é assédio sexual, ou, em termos mais gerais, intimidação de pessoas, em ambientes de trabalho, a partir de comentários eróticos, contatos íntimos e relações sexuais em troca de favores e deveres profissionais.

Cometer assédio leva, em casos mais leves, à demissão sumária. Mas, mesmo um “simples” comentário pode levar a um processo criminal. Nada deve ser aceitado, seja entre funcionários, seja partindo das diretorias.

 

2.      Assediar  moralmente

O assédio moral é tão grave quanto o sexual. Nesse caso, o que acontece é intimidação, humilhação e coerção contra um funcionário. Comentários leves (“Você é folgado”) ou mais pesados (“Trabalhando assim, acho que você será demitido”) já podem configurar assédio moral.

Chefes podem, claro, tecer críticas aos funcionários. Mas em privado, e mantendo o decoro. Usando termos claros e concisos, e objetivos, de preferência.

 

3.     Desrespeitar as hierarquias

Desrespeitar seus chefes não é se recusar a fazer algo, que não esteja entre suas funções. Isso é um direito seu. Desrespeitar suas chefia direta ou indireta é criticar ela, a partir de valores que não sejam estritamente profissionais, e com uma linguagem obscena. É, também, agir precipitadamente, em benefício pessoal – o famoso “passou por cima do chefe”.

Imagine que seu chefe pede pra você fazer um relatório financeiro e enviar para ele. Você faz o relatório, mas envia para o chefe dele. ou seja, você está “passando por cima” do seu chefe.

 

4.     Desrespeitar os colegas

Agir de forma a prejudicar seus colegas de trabalho; criticar eles sem motivo; tentar fazer o trabalho deles, quando eles próprios já estão executando (o famoso “puxar o carpete”) são atitudes antiéticas.

Talvez a empresa se beneficie. Mas será ao custo da sua reputação.

 

5.     Ser omisso

O0missão, no caso de empresas, escolas, e demais organizações é não realizar o trabalho devido, na hora devida. Por exemplo, em uma escola está tendo a festa junina: o funcionário omisso fica na sala dos professores, ao invés de estar cumprindo suas funções.

Não é uma coisa “pesada”, mas levar bronca e ganhar fama de “corpo-mole” não é bom pra ninguém, não é?

 

6.     Ser individualista

Ser individualista significa agir pensando em benefício próprio, apenas. Você pode querer progredir, desde que isso não signifique mentir, esconder informações, enganar aos outros, prejudicar a empresa e a equipe. Assuma publicamente suas posições, aja respeitando a todos.

 

Conteúdo relacionado: