7 dicas de ouro para uma entrevista de emprego

Um dos grandes dramas para quem está buscando novas oportunidades na vida pessoal é a entrevista de emprego.

Imagine que você fez tudo o que era devido: mandou currículo, fez testes online, trocou mensagens no “zap”, e foi chamado para conversar com sua chefia direta. Você está quase lá! Então, como fazer para não estragar tudo na entrevista de emprego? Confira nossas dicas:

 

1.     Chegue no horário, ou antes

A pontualidade é o primeiro cartão de apresentação de uma entrevista de emprego. Chegar no horário é bom – mostra que você tem comprometimento, seriedade, interesse. Porém, se você conseguir chegar uns minutos antes, além de demonstrar tudo o que falamos acima, ainda ganha uns minutos para se preparar, beber água, usar o banheiro.

Então, já sabe: olho no relógio.

 

2.     Vá arrumado

Ir arrumado não significa colocar uma roupa de gala. Porém, prefira roupas que transmitam higiene, apreço pela sua imagem, segurança e equilíbrio.

Como assim? Não vá, por exemplo, com camisas de futebol, ícones políticos ou religiosos, roupas velhas, muito apertadas ou largas.

Aparência, infelizmente, conta muito em nosso país; então, espere ser julgado por ela, por melhor que seja seu currículo. Pense que mudar essa mentalidade é importante. Mas a entrevista de emprego não e a hora para isso.

 

3.     Olhe nos olhos

Manter contato visual, expressar um riso amistoso, apertar as mãos com firmeza.

São gestos que expressão segurança e cordialidade, criam empatia, do seu entrevistador, para com você, mostram que você é uma pessoa pronta para trabalhar em uma equipe.

 

4.     Não desvie dos assuntos principais

Se a entrevista é de emprego, não comece a falar sobre sua família, sua casa, seus hábitos pessoais ou outras coisas desse tipo. Foque no principal – o emprego, a vaga, sua formação…

Pergunte sobre a vaga, sobre a empresa, sobre o tipo de serviço que será executado em caso de contratação. Faça seu entrevistador perceber seu interesse.

 

5.     Evite perfumes e outros cheiros desagradáveis

Perfumes podem causar alergias em algumas pessoas, e causar um incomodo no seu entrevistador é a última coisa que você quer.

Já ou cheio de cigarro mostra que você fuma. E fumar significa, além de um hábito nocivo, uma pausa de alguns minutos que, para alguns empregos, significa baixa produtividade.

Se perguntarem diga que você fuma, mas apenas em horário de almoço, e que está tentando parar (e, efetivamente, tente parar!).

Já cheiro de suor, isso não tem muito como ser evitado, dependendo da temperatura. Por isso, prefira roupas leves.

6.     Tenha seus objetivos claros

Não invente respostas que não condigam com o que você acredita apenas para ser empregado. Tenha seus objetivos profissionais e de vida claros. Se a vaga não for pra você, paciência, acontece. O que não pode acontecer é você mentir que quer estar lá, só pelo dinheiro.

 

7.     Não fale mal de seus empregos anteriores

Guarde suas criticas para si. Fale apenas os pontos positivos. Demonstrar rancor é falta de ética e caráter.

Conteúdo relacionado: