SiSU 2024: Veja como consultar a nota de corte dos cursos

Nota de corte parcial está disponível para consulta

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na madrugada desta terça-feira (23) a nota de corte parcial dos cursos ofertados através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2024. Desse modo, os candidatos já podem conferir a nota de corte do curso pretendido por meio do sistema de inscrição do SiSU. 

As inscrições para o SiSU 2024 foram abertas pelo MEC ontem, dia 22 de janeiro. Portanto, o sistema já gerou a nota de corte parcial após o primeiro dia de inscrição. O sistema calcula a nota de corte de forma automática a cada dia de inscrição. Durante o período de inscrição a nota de corte oscila conforme a pontuação dos inscritos em cada curso.

A nota de corte é a menor pontuação necessária para que o candidato fique entre o grupo das pessoas potencialmente selecionadas considerando o número de vagas disponíveis, ou seja, as notas de corte representam o desempenho do último candidato dentro das vagas de determinado curso.

Durante todo o período de inscrição, o candidato pode conferir as suas chances de obter aprovação a partir da nota de corte parcial e modificar sua opção de curso para melhor aproveitamento do seu desempenho. Veja a seguir como consultar a nota de corte dos cursos escolhidos por você!

SISU 2024
O SiSU terá apenas uma edição em 2024. Imagem: gov.br

Como ver a nota de corte do SiSU 2024?

Para consultar a nota de corte parcial dos cursos ofertados no SiSU 2024, os candidatos já inscritos devem acessar o site do SiSU usando as credenciais da plataforma GOV.BR e acompanhar a sua inscrição, clicando em uma das opções de curso escolhidas. Ao clicar na opção de curso, o sistema apresentará as informações sobre o curso e a nota de corte parcial.

Para saber se você tem chance de aprovação na opção escolhida, basta comparar a nota de corte do curso com a média que você obteve nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023.

Se a sua nota for maior ou igual à nota de corte, você tem chances de ser aprovado para o curso escolhido. No entanto, se a sua nota do Enem 2023 for menor que a nota de corte, suas chances são menores. Nesse caso, o candidato pode alterar a opção de curso até o último dia de inscrição, ou tentar uma vaga na lista de espera. Vale lembrar que a nota de corte muda ao final de cada um dos dias do período de inscrição. 

Os candidatos que ainda não se inscreveram já no momento da inscrição, durante a escolha das opções de curso, terão acesso às notas de corte, podendo direcionar melhor quais cursos escolher para a 1ª e 2ª opção. 

Período de inscrição vai até 25 de janeiro

De acordo com o cronograma do SiSU 2024, o período de inscrição para o SiSU 2024 segue aberto até as 23h59 do dia 25 de janeiro, próxima quinta-feira. As inscrições são gratuitas e estão sendo recebidas de forma virtual, por meio do Portal de Acesso Único ao Ensino Superior

No momento do cadastro, os candidatos podem escolher até duas opções de curso e devem indicar também a modalida de seleção (ampla concorrência ou reserva de vagas). 

Podem se inscrever pesssoas que tenham o Enisno Médio completo e que tenham feito o Enem 2023, obtendo nota acima de zero na prova de redação. No entanto, o MEC não aceita a inscrição de estudantes que fizeram o exame como “treineiros”, apenas para fins de autoavaliação.

Cronograma do SiSU 2024

  • 22 a 25 de janeiro: Inscrições 
  • 30 de janeiro: Resultado 
  • 1º a 7 de fevereiro: Matrículas dos convocados
  • 30 de janeiro a 7 de feveiro: Prazo para indicar interesse na Lista de Espera. 

Com informações da Agência Brasil.

Leia também Bolsas do Ensino Médio: governo iniciará pagamentos a partir de março; saiba mais sobre o programa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.