Medição de tempo com cordas

Será que é possível fazer a medição do tempo com cordas de forma certa? Este é o desafio que temos para propor para você. Imagine estar perdido na mata, sem ter ideia de que horas são e contar apenas com duas cordas de comprimentos diferentes para descobrir.

Vamos entender melhor essa história a seguir. Então se prepare par esse teste onde será preciso pensar fora da caixa para fazer a medição de tempo com cordas.

Tente fazer a medição de tempo com cordas

Neste desafio, como já adiantamos, você ficou perdido na floresta. Para piorar a situação, seu relógio não está mais marcando a hora. Mas calma que nem tudo está perdido, pois você lembra que tem duas cordas de diferentes comprimentos amarradas e um isqueiro na mochila:

medição do tempo com cordas

Imagem: divulgação

Isso te faz lembrar de uma técnica de medição de tempo com cordas. Ao queimar a ponta de cada uma delas, você sabe que queimarão por completo após uma hora. Mas há alguns detalhes importantes para considerar:

  • Além de comprimentos distintos, ambas têm diâmetros diferentes;
  • Os diâmetros de cada uma das cordas também não é uniforme;
  • Assim, existem pedaços mais finos e mais grossos em cada uma delas;
  • Por fim, por serem diferentes, queimar as cordas até a metade não marcará meia hora.

Com essas informações em mente, você consegue medir 45 minutos com as duas cordas que tem disponíveis? Esse será o seu desafio.

Resposta para medição de tempo

Bom, para conseguir resolver esse desafio, você vai precisar de uma análise lógica da situação. Então, a melhor forma de conseguir marcar 45 minutos na medição de tempo com cordas, é seguir os passos abaixo:

  • Primeiro, você deve pôr fogo nas duas pontas de uma corda;
  • Ao mesmo tempo, coloque fogo em apenas uma ponta da outra corda;
  • Quando a corda com fogo nas duas pontas queimar, terá se passado meia hora;
  • Nesse momento, você deve pôr fogo na ponta da outra corda que está queimando;
  • Quando ela queimar por completo, mais 15 minutos terão se passado.

Pronto! Agora com esse truque você saberá exatamente quando 45 minutos se passaram. O segredo está em aplicar um pensamento lógico e unilateral a esse problema. Ou seja, todas as informações de diferentes diâmetros são apenas para te confundir.

Que tal compartilhar o teste da medição de tempo com cordas

Para muitas pessoas com pensamento lógico, esse é um ótimo exercício, cuja a resposta não demorará para vir. Mas você vai se surpreender com o quanto pessoas inteligentes também acabam sofrendo para responde-lo corretamente.

Dito isso, não deixe de testar as habilidades de seus conhecidos com a medição de tempo com cordas. Veja quem é suficientemente ligado para ignorar as informações estruturais das duas cordas e partir para a solução propriamente dita.

Você vai se surpreender do quanto esse problema é fácil para algumas pessoas e difícil para outras. Divirta-se com seus amigos e compartilhe-o.

Siga o Pensar Cursos também no Google Notícias e fique atualizado(a)

Participe de nosso grupo Whatsapp e fique informado(a) em tempo real gratuitamente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.