Clique Escola: MEC apresenta uma nova versão do aplicativo

O Ministério da Educação (MEC) lançou uma nova versão do aplicativo Clique Escola, uma ferramenta que visa incentivar o acesso da comunidade escolar e da sociedade as principais informações educacionais e financeiras da escola. 

Lançado em 2022, o aplicativo funciona como um canal de comunicação entre o órgão com gestores de instituições de ensino da educação básica e com a sociedade. Através da ferramenta, o MEC promove a compreensão e a transparência dos dados educacionais, como Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), por exemplo.

Além de ter sua interface atualizada, o aplicativo Clique Escola teve outras mundanças. Uma dessas mudanças foi a ampliação da possibilidade de envio de projetos pedagógicos de diretoras e diretores, que agora conta com mais interação e organização por áreas de conhecimento. Dede o seu lançamento, a plataforma permite a inserção de projetos, mas na última atualização ganhou maior interação com as ações enviadas. Além disso, após a atualização, os projetos estão organizados por área de conhecimento: humanas, linguagens, natureza e matemática.

A ferramenta permite que os gestores acessem a  Taxa de Distorção Idade-Série, Taxas de Rendimento, além de informações sobre os repasses financeiros do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) de instituições de ensino das redes do País inteiro. De acordo com o MEC, as informações que abastecem o aplicativo são extraídas das bases do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Ministério da Educação (MEC) atualizou o aplicativo Clique Escola, incluindo novas funcionalidades e organizações nos projetos. Imagem: gov.br/ Divulgação
O Ministério da Educação (MEC) atualizou o aplicativo Clique Escola, incluindo novas funcionalidades e organizações nos projetos. Imagem: gov.br/ Divulgação

Clique Escola: Projeto 

O aplicativo é bastante interativo, permitindo que os usuários interajam no projetos. Desse modo,  os usuários, cadastrados pelo gov.br, podem compartilhar, comentar e favoritar os projetos. As ações mais engajadas ganham destaque no aplicativo.

O MEC destacou algumas das iniciativas que estão disponíveis. Confira a seguir!

 – Liberte um Texto (Linguagens): Em São João Del Rei, em Minas Gerais (MG), os estudantes do 3º ano do ensino fundamental participam das ações de leitura semanais do projeto. Diferentes textos ficam presos em uma gaiola e é papel dos aluno s “libertá-los”. P ode m lê-lo s em voz alta em um palanque para toda a turma ou levá-los para casa e lê-los para seus familiares.

 – Biologic Smart Watch — TEA (Tecnologia, Educação & Análise) (Natureza): Em Palmitos, Santa Catarina (SC), estudantes do ensino médio integrado à educação profissional (EMIEP) desenvolveram um projeto para proporcionar informações confiáveis e verificadas de forma prática, simples e acessível sobre benefícios e cuidados com plantas. Para isso, criaram um sistema de inteligência artificial que se aperfeiçoa constantemente de forma automatizada, baseado em códigos que analisam imagens catalogadas. Com um smartphone ou tablet, é possível identificar plantas e direcioná-las a um banco de dados que identifica suas informações.

 – Oficina de Jogos Matemáticos (Matemática): Em Simões (PI), estudantes do 2º ano do ensino fundamental puderam exercitar a aprendizagem e o pensamento matemático por meio de jogos promovidos em sala de aula. Ao final do ano letivo, a atividade contou com a presença de familiares dos estudantes, promovendo uma maior participação e interação entre escola e comunidade.

O aplicativo Clique Escola é gerido pela Secretaria de Educação Básica (SEB) está disponível para os sistemas Android iOS . O dowload pode ser feito de forma gratuita nos dois sistemas.  O aplicativo conta com mais de  375 mil downloads.

Com informações do MEC e da SEB.

Leia também Programa Pé-de-Meia: O prazo para as secretarias aderirem ao programa termina no próximo domingo (25); saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.