Idade Contemporânea: 5 tópicos que podem ser cobrados no ENEM 2024

Não deixe de estudar esses temas para o ENEM 2024

Os estudantes que querem começar a estudar para a próxima edição da prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) devem entender quais são os temas mais cobrados dentro de cada uma das disciplinas da prova.

Dentro das questões de história, uma das disciplinas cobradas no ENEM, a Idade Contemporânea é um tema muito importante. O período foi palco de eventos marcantes para a história e, dessa forma, não é de se surpreender que muitos eventos da época sejam cobrados pelas questões do ENEM.

Assim, para você consiga turbinar a sua preparação para enfrentar a prova de história do ENEM, separamos um resumo com alguns dos principais temas da Idade Contemporânea que são extremamente cobrados pelo ENEM e podem aparecer na próxima edição do exame. Vamos conferir!

O que foi a Idade Contemporânea?

O termo “Idade Contemporânea” é usado para definir período da história que começou com a Revolução Francesa no ano de 1789 e se estende até os dias atuais. É válido destacar que alguns estudiosos defendem que o início dessa fase da história teria começado com a Revolução Industrial e não com o movimento na França.

O período é marcado por uma série de transformações sociais, políticas, econômicas, culturais e tecnológicas significativas em todo o mundo.

A seguir, confira alguns dos principais eventos da Idade Contemporânea que poderão ser cobrados pelas questões de história do ENEM 2024.

1) A Revolução Francesa

A Revolução Francesa um dos principais tópicos de Idade Contemporânea cobrados pelo ENEM. O evento aconteceu na França, no século XVIII, e provocou o fim da monarquia absolutista de Luís XVI e a criação de um novo governo baseado nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade.

Devemos ressaltar que a Revolução Francesa teve um impacto significativo na história mundial, influenciando diversas revoluções em todo o mundo, incluindo o Brasil.

2) A Primeira Revolução Industrial

A Primeira Revolução Industrial começou no ano de 1769, quando transformações afetaram o sistema de produção da Inglaterra.

Os principais produtos produzidos pelas máquinas a vapor foram os tecidos. Assim, as principais matérias-primas utilizadas eram a lã e o algodão. As máquinas funcionavam na base do carvão mineral. Além disso, também devemos mencionar que a Revolução Industrial foi responsável pelo surgimento de um novo modelo de sociedade, baseado em relações de produção capitalistas.

4) A Independência do Brasil

O processo de independência do Brasil foi consolidado no dia 7 de setembro de 1822, quando o país se tornou oficialmente independente de Portugal.

A independência brasileira foi proclamada por D. Pedro I, que recebeu esse título com o início do Primeiro Reinado. Dentre as principais consequências provocadas pelo evento, podemos mencionar a criação de um novo país independente de Portugal, com uma identidade e cultura próprias, o fortalecimento do nacionalismo e a consolidação do país como uma potência na América Latina.

4) A Primeira Guerra Mundial

A Primeira Guerra Mundial aconteceu entre os anos 1914 e 1918 e é considerada um foi um dos eventos mais importantes de toda a Idade Contemporânea. A guerra envolveu as principais potências europeias da época, como a Alemanha, o Império Austro-húngaro, a França, a Rússia e o Reino Unido.

Estudar história ENEM
Não deixe de estudar os principais aspectos da Primeira Guerra Mundial. Imagem: Wallace Chuck/Pexels

O conflito, que começou com a declaração de guerra da Áustria-Hungria à Sérvia, provocou uma série de consequências para o mundo. Dentre as principais, devemos mencionar a perda de mais de 16 milhões de vidas e a consolidação dos Estados Unidos como potência mundial.

5) A Revolução Russa

A Revolução Russa foi um acontecimento marcante da Idade Contemporânea e, dessa forma, não é de se surpreender que o assunto seja abordado com frequência pelas questões do ENEM.

No ano de 1917, a Rússia foi palco de dois levantes populares: a Revolução de Fevereiro, que derrubou o governo do czar Nicolau II, e a Revolução de Outubro, que estabeleceu o início do governo socialista dos bolcheviques. Esses dois acontecimentos formam o evento conhecido como “Revolução Russa”, responsável pelo fim da dinastia Romanov e início do governo do Partido Bolchevique, de ideologia socialista.

Por fim, devemos destacar que a Revolução Russa, Liderada por Vladimir Lenin, foi responsável por estabelecer o primeiro Estado socialista da história: a União Soviética.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.