Hotel, resort, pousada, hostel: quais são diferenças em cada tipo de hospedagem?

 

Pensando em investir em hospedagem de turismo? Saiba que isso não é algo tão óbvio quanto parece. Claro que você pode investir em uma casa com 6 quartos e chamar ela de “Hotel”.

Mas isso pode confundir seus clientes.

Há diversas modalidades de hospedagem e elas têm diferenças entre si. “Hotel” é uma palavra básica, geral. Mas e quanto à resort, flat, pousada, hostel, albergue, guest house?

Qual a diferença de um “Hotel” pra um “Resort”? “Guest House” e “Flat”? Confira:

 

1.      Albergue/Hostel

No Brasil, a ideia de “Albergue” é muito associada às hospedagens para pessoas em situação de vulnerabilidade. Por isso, a palavra “Hostel” (albergue, em inglês) se popularizou.

E o que é um albergue? Basicamente é uma casa com alguns quartos compartilhados, cozinha comunitária e, eventualmente, café-da-manhã.

Em geral, o público de hostels são jovens, que gostam de conhecer pessoas diferentes, e não se importam em dividir o quarto (ou banheiro)

Alguns hostels ainda permitem reservar um quarto só para um casal, ou família pequena.

 

2.      Pousada

A ideia de uma pousada é uma hospedagem individualizada, com boa infraestrutura (banheiro individual e café-da-manhã), mas sem tantos serviços adicionais.

O objetivo de quem vai a uma pousada é, durante sua viagem, ter um mínimo de conforto de manhã e à noite, mas pagando um valor “em conta”. Também, pousadas têm estrutura familiar (sem barulho ou apresentações para os hospedes).

Muitas pousadas seguem o formato Bed and Breakfast – ou seja, um aluguel de quarto com café-da-manhã incluído.

 

3.      Hotel

Hotéis costumam ser lugares maiores em vários sentidos. Primeiro, na quantidade de quartos. Então, em estrutura de alimentação (costumam oferecer as três refeições). Por fim, em atividades de lazer.

Hotéis internacionais, como Hilton, geralmente têm piscina, salão de jogos, sala de TV, e até anfiteatros com apresentações artísticas, de forma que o público-alvo de um hotel é composto de pessoas buscando conforto, tranquilidade e diversão.

Além disso, hotéis podem alugar seu espaço para convenções e similares.

Outra tendência é a dos hotéis-temáticos (notadamente, “hotel-fazenda”). Por tudo isso, ficar em um hotel, geralmente, é mais custoso.

4.      Resort

Resorts são complexos turísticos que oferecem toda a estrutura necessária para a estadia. Geralmente resorts contam com muitas piscinas, salas de atividades, shows, além de um restaurante farto.

Resorts costumam ficar em cidades sem grandes atrativos turísticos, pois, quem vai a um resort quer descansar e se divertir. Assim, geralmente são procurados por famílias com crianças pequenas e idosos.

 

5.      Flat

Um flat é, basicamente, um apartamento mobiliado para aluguel. Quem aluga um flat o faz pelas mais variadas razões, mas, por ser uma acomodação funcional, é usado por executivos em viagem.

 

6.      Guest house

Modalidade recente no Brasil, uma Guest house é uma casa de família (ou habitação que simula uma), na qual você aluga um quarto.

O edifício de uma guest house costuma ser bem menor, mas incluí refeições. Também, é bem menos custoso, logo, buscado por estudantes em intercâmbio.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.