O que agrega valor a um hotel?

 

Quem vai empreender em um negócio de hospedagem, seja hotel, pousada albergue/hostel ou casa de temporada, precisa se atentar a algumas coisas que podem dar destaque (positivo ou negativo) ao lugar.

As chamadas “facilidades” e serviços são, em alguns casos, aquilo que vai fazer o hóspede em potencial buscar por um ou outro local.

Claro que fatores como a cidade da hospedagem, a temporada e o público-alvo dessa auxiliam a sobrevivência de um negócio de hotelaria.

Por exemplo, um hotel executivo nos arredores do aeroporto de São Paulo tem grande chance de sucesso, se ofertar um ambiente higienizado, café-da-manhã americano (bacon, ovos, café), toalhas limpas e Wi-Fi gratuito.

Aqui estão listadas as facilidades básicas, para um serviço de hospedagem.

E que serviços são esses, afinal?

 

1.      Café-da-manhã

O mais básico numa hospedagem o café-da-manhã. Tanto que em países como Reino Unido existe o conceito do “Bed and Breakfast”. Ou seja, um hotel simples, mas com café-da-manhã incluso.

O cardápio desse café pode ser variado ou básico.

Mas quanto mais farto serviço, mas bem classificado ele é, em sites de hospedagem e turismo. Isso porque o café-da-manhã é a primeira refeição do dia – e eventualmente, a refeição mais consistente em horas.

 

2.      Wi-Fi eficiente

Estamos em um mundo interligado; assim, mesmo em um hotel de proposta “selvagem” (um chalé na floresta amazônica, por exemplo), os hóspedes pediram internet.

E isso não é um problema, na verdade. Hóspedes “conectados”, muito provavelmente, irão divulgar seu negócio nas redes sociais, por meio de fotos e publicações em redes sociais.

Ter esse feedback imediato é significativo, pois dessa forma, você consegue remediar problemas, antes que eles surjam ou comecem a ser significativos.

 

3.      Parcerias com empresas de turismo

Cidades turísticas grandes, como Paris ou Manaus sempre têm demanda por agências de turismo especializado. A primeira, por ser em uma cidade tradicional; a segunda, por ser a “porta da Amazônia”.

Diante dessa demanda, existem muitas agências, mas algumas oferecem passeios com serviços ruins – restaurantes caros, meios de transporte defeituosos, entre outros.

Assim, se você tem parcerias com agências de sua confiança, isso soma ao seu negócio, e protege o hóspede das “armadilhas pra turistas”.

 

4.      Serviços de lavanderia

Essa facilidade é um diferencial, especialmente, em hotéis de perfil “executivo”, ou seja, voltados para pessoas que estão em viagem de trabalho.

O hóspede precisa ter suas roupas lavadas e passadas com rapidez e eficiência, e precisa ser um local de fácil acesso para ele.

 

5.      Cozinha comunitária

Outro conceito que vem sendo valorizado, cada vez mais, é o da cozinha comunitária, principalmente no caso de cidades com turismo local.

Fazer a própria comida trazer uma economia significativa, para o hóspede. Além disso, esse não se arrisca em restaurantes que não conhece.

 

6.      Cashback e fidelização

Programas de cashback e fidelização são cada vez mais populares em hotelaria.

Fidelizar o cliente já uma ideia antiga. já cashback é, basicamente, um programa que estorna parte do valor, por meio de condições específicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.