FGTS 2024: Saque-Aniversário já está DISPONÍVEL! Veja como sacar

Desde 2020, a modalidade de saque-aniversário do FGTS tem permitido aos trabalhadores acessar parte do saldo de suas contas do fundo a cada ano, no mês de seu aniversário. Com a chegada de 2024, essa opção se torna disponível novamente. Aqui, vamos detalhar como você pode realizar o seu saque.

O que é Saque-aniversário do FGTS

Antes de mais nada, é importante entender o que é o saque-aniversário do FGTS. Em 2019, foi criada uma nova modalidade que permite ao trabalhador sacar uma parte do saldo de sua conta do FGTS todo ano, no mês de seu aniversário. No entanto, ao escolher essa opção, o trabalhador abdica do direito de sacar o valor total depositado pela empresa caso seja demitido sem justa causa.

Como aderir ao Saque-aniversário do FGTS

A adesão ao saque-aniversário do FGTS é voluntária e pode ser feita por meio do aplicativo oficial do FGTS. Para aderir, siga o passo-a-passo abaixo:

  1. Baixe o aplicativo FGTS no seu smartphone ou tablet (disponível para Android e iOS).
  2. Abra o aplicativo e faça login com suas credenciais.
  3. Vá para a opção “Meu FGTS”.
  4. Clique em “Saque-Aniversário”.
  5. Leia as informações e clique em “Aderir ao saque-aniversário”.

É importante lembrar que, para receber o dinheiro no mesmo ano, o trabalhador deve optar pelo saque-aniversário até o último dia do mês de seu nascimento.

Calendário de Saques para 2024

O período de saques começa no primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador e os valores ficam disponíveis até o último dia útil do segundo mês subsequente. Veja abaixo o calendário do saque-aniversário para 2024:

Mês de Nascimento Período de Saque
Janeiro Janeiro a Março
Fevereiro Fevereiro a Abril
Março Março a Maio
Abril Abril a Junho
Maio Maio a Julho
Junho Junho a Agosto
Julho Julho a Setembro
Agosto Agosto a Outubro
Setembro Setembro a Novembro
Outubro Outubro a Dezembro
Novembro Novembro a Janeiro do ano seguinte
Dezembro Dezembro a Fevereiro do ano seguinte

Como sacar seu FGTS em 2024

Para sacar seu FGTS em 2024, você pode utilizar o aplicativo FGTS, onde pode programar a transferência do dinheiro para qualquer conta em seu nome, independentemente do banco, sem custo.

Além disso, as retiradas podem ser feitas nas casas lotéricas e terminais de autoatendimento para quem tem senha do Cartão Cidadão.

Cuidados ao optar pelo Saque-aniversário

É importante ressaltar que, ao optar pela modalidade saque-aniversário, o trabalhador não poderá sacar o valor total de sua conta FGTS em caso de demissão sem justa causa. Caso decida voltar para a modalidade tradicional, o trabalhador ficará dois anos sem poder sacar o saldo da conta no FGTS, mesmo em caso de demissão.

Portanto, é fundamental analisar com cuidado se o saque-aniversário é a melhor opção para você.

Quais são as desvantagens do Saque-Aniversário?

Ao aderir ao saque-aniversário, o trabalhador deixa de receber o valor depositado pela empresa caso seja demitido sem justa causa. No entanto, o pagamento da multa de 40% nessas situações está mantido.

Quais são as vantagens do Saque-Aniversário?

A principal vantagem é ter um dinheiro extra todo ano. Além disso, as demais possibilidades de saque do FGTS – como compra de imóveis, aposentadoria e doenças graves – não são afetadas pelo saque-aniversário.

Valor disponível para saque

O valor que o trabalhador pode sacar a cada ano depende do saldo em cada conta do FGTS. Para contas com saldo de até R$ 500, poderão ser retirados 50% do total. A partir daí, o percentual cai, mas será pago um valor fixo adicional.

O saque-aniversário do FGTS pode ser uma boa opção para quem deseja ter um dinheiro extra todo ano. No entanto, é importante analisar cuidadosamente essa escolha para não se arrepender no futuro. Se você decidiu optar pelo saque-aniversário, siga as orientações acima para realizar o seu saque em 2024.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.