Saque-aniversário FGTS 2024: confira o calendário

O calendário do saque-aniversário 2024 foi divulgado e já está disponível para saques a partir desta terça-feira (2).

O saque-aniversário do FGTS de 2024 começou hoje, terça-feira (2). Agora, os trabalhadores podem retirar o dinheiro a partir do primeiro dia útil do mês do seu aniversário até o último dia útil do segundo mês seguinte. Para aderir, os trabalhadores com contrato CLT podem usar o aplicativo do FGTS, disponível para Android e iPhone (iOS), onde também é possível realizar o saque. Veja mais detalhes a seguir.

O que é o saque-aniversário?

O saque-aniversário permite que o trabalhador retire o dinheiro do FGTS no mês do seu aniversário, seguindo um calendário definido pelo banco. O saque pode ser feito até dois meses após o primeiro dia útil do aniversário. A adesão a essa modalidade e a verificação do saldo disponível podem ser realizadas através do aplicativo da Caixa.

Contudo, para retiradas, há um limite estabelecido. Contas com até R$ 500 de saldo podem sacar até 50% desse valor. Para contas com saldo superior, o percentual de saque é menor e há uma parcela fixa adicionada. Por exemplo, se o saldo for de R$ 5 mil, o saque máximo é de 20% desse valor.

Veja também: O governo vai EXCLUIR esta modalidade de saque do FGTS? Entenda aqui

Como consultar o direito ao saque?

Todos os trabalhadores com contrato CLT têm direito ao saque-aniversário, mas é necessário escolher essa opção.

Assim, para aderir, utilize o aplicativo do FGTS disponível para Android ou iOS. Faça o download na Google Play Store ou App Store, faça login com suas informações da Caixa, confirme seus dados e concorde com os termos de uso. No menu inicial, procure pelo banner “Saque-aniversário”, toque nele e selecione “Optar pelo saque-aniversário”. Leia e concorde com os termos para concluir o processo.

Como conferir o valor do saque-aniversário pelo app?

Você pode verificar o saldo disponível do FGTS através do aplicativo FGTS Caixa, disponível para iOS e Android. Basta se cadastrar no aplicativo usando seu CPF. Após o login, na primeira tela, você verá o saldo total e o extrato mês a mês.

Para simular um saque, acesse o aplicativo, toque em “Saque Aniversário do FGTS” e escolha a modalidade desejada. Em seguida, clique para simular o valor do saque e a tela mostrará o cálculo previsto para o próximo saque.

Calendário do saque-aniversário do FGTS 2024

Mês de nascimento Período para o saque
Janeiro 2 de janeiro a 29 de março
Fevereiro 1º de fevereiro a 30 de abril
Março 1º de março a 31 de maio
Abril 1º de abril a 28 de junho
Maio 2 de maio a 31 de julho
Junho 3 de junho a 30 de agosto
Julho 1º de julho a 30 de setembro
Agosto 1º de agosto a 31 de outubro
Setembro 2 de setembro a 30 de novembro
Outubro 1º de outubro a 29 de dezembro
Novembro 1º de novembro a 31 de janeiro 2025
Dezembro 2 de dezembro a 28 de fevereiro 2025

Como solicitar pelo app?

Para resgatar o saque-aniversário do FGTS, siga estes passos simples no aplicativo. Primeiro, vá para a seção “Meus Saques” localizada no final da tela. Se ainda não realizou um saque, clique em “Minha conta bancária” e, em seguida, em “Cadastrar uma conta bancária”. Preencha seus dados, confirme-os na tela seguinte e clique em “Continuar”.

Com a conta bancária cadastrada, volte à tela inicial do aplicativo e vá novamente para “Meus Saques”. Agora, escolha a opção “Modalidade Saque-aniversário” e depois “Alterar sistemática saque FGTS”. Por fim, após esses passos, o dinheiro será automaticamente depositado na conta cadastrada.

Veja também: Saque Aniversário do FGTS: Fique por dentro das Mudanças!

Saque-aniversário vai acabar?

Até março, o Governo Federal pretende apresentar ao Congresso Nacional uma proposta de lei para alterar as regras do saque-aniversário do FGTS. O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, confirmou essa informação em novembro.

Dessa forma, a ideia é permitir que os trabalhadores retirem todo o dinheiro da conta do FGTS em caso de demissão, diferente da regra atual que permite o saque apenas da multa rescisória. A proposta também deve facilitar a mudança da modalidade de saque-aniversário, sem exigir os dois anos de carência atualmente necessários. Todavia, a data exata para a implementação dessas mudanças ainda não foi confirmada.

Veja também: FGTS Digital: Consulte seu saldo de saque de forma prática e rápida

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.