Etapas de produção de um livro – parte 3: burocracias, lançamento e comercialização

 

Depois que seu livro passar por toda a parte editorial, de revisão e de diagramação e capa, você pode ficar mais tranquilo. Seu trabalho de autor, provavelmente, não envolverá mais nada, além de ficar divulgando noticias sobre a obra, nas redes sociais.

Agora, o trabalho vai ser do editor, com a parte burocrática.

Provavelmente, você já assinou o contrato de edição, então seus direitos autorais estão garantidos. Porém, essa não é a única burocracia que existe, para lançar um livro no Brasil.

 

Registrando seu livro: direitos autorais e ficha catalográfica

 

Como dissemos acima, você já assinou um contrato com a editora. Então, seu original é seu. Não existe chance de o seu editor pegar seu original e lançar com o nome de outra pessoa.

Quer dizer, até existe, mas fica mais difícil, nesse caso, porque você e ele estão ligados juridicamente. Agora, para evitar problemas DE VERDADE, o que o editor faz é um Registro de Direitos Autorais.

Esse registo é feito na Biblioteca Nacional, e você até poderia ter feito ele, antes de enviar seu livro. Entretanto, como o arquivo ainda seria muito alterado, não valeria a pena. Além disso, você tem os e-mails provando que enviou o livro e tudo mais.

Então, quem fará esse registro é seu editor. Isso costuma demorar uns 20 dias úteis.

Outro registro importante, é o da ficha catalográfica; apenas um bibliotecário inscrito em algum conselho (regional ou nacional) de biblioteconomia pode fazer. Essa ficha vai trazer dois registros que farão seu livro “existir” para o mundo.

O primeiro é o ISBN, o International Standard Book Number.

O ISBN é o código de barras do seu livro. É um número que permite que ele seja achado em qualquer lugar do mundo, pois há um enorme banco de dados padronizado pelo ISO, só de livros.

Já o CDD é a Classificação decimal de Dewey.

O CDD são uma série de números que servem para classificar seu livro em assunto, tema maior, tema menor, e afins. Esse registro é controlado pela cooperativa internacional de bibliotecas chamada Online Computer Library Center (OCLC).

Com ISBN e CDD, seu livro existe oficialmente.

 

O lançamento e comercialização de seu livro

Após tudo isso, seu livro finalmente está pronto. Agora você volta à cena, e seu papel será um dos mais importantes, nessa terceira fase.

Juntamente com o departamento de marketing (quando há um), seu editor vai pensar em estratégias para divulgar o seu livro. E suas ações fazem parte delas.

Seja participando de um lançamento virtual ou presencial, de debates, leituras públicas, ou palestras, seu trabalho será pensar em como fazer o livro circular.

O lançamento é uma boa estratégia – para autores já conhecidos e ou técnicos. Um livro novo do Philip Kotler, por exemplo, sempre atrairá milhares de interessados em marketing. A divulgação em redes sociais também é vital.

Contudo, essas estratégias merecem um artigo exclusivo. O mais importante você já fez: lançou o seu livro!

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