Escrita espontânea: definição e como executar

Veja como essa abordagem incentiva a criatividade e ajuda as crianças a desenvolverem habilidades linguísticas.

A escrita espontânea é uma forma de escrita livre, na qual a criança em processo de alfabetização tem liberdade para escrever sem medo de errar, contudo, engana-se quem pensa que não há objetivos pedagógicos nesse tipo de escrita. Embora seja uma produção natural, ela auxilia as crianças no processo de aprendizado do código linguístico.

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Escrita espontânea: como iniciar?

A escrita espontânea, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é uma forma de escrita livre na qual a criança em fase de alfabetização tem liberdade para expressar suas ideias e pensamentos sem a preocupação com regras ortográficas ou gramaticais. É um processo em que a criança escreve de forma natural, sem ser corrigida constantemente, permitindo-lhe explorar a linguagem de maneira criativa e autêntica.

Essa abordagem reconhece a importância do desenvolvimento da escrita como um processo gradual e pessoal, onde os erros são vistos como parte integrante do aprendizado. Dessa forma, a escrita espontânea apoia o desenvolvimento das habilidades linguísticas e cognitivas da criança, promovendo sua autonomia e confiança na expressão escrita.

Crianças são as mais beneficiadas

Nesse sentido, a escrita espontânea é vista como uma atividade fundamental para auxiliar no entendimento dos grafemas (letras) e fonemas (sons) das palavras escritas. Quando uma criança escreve, mesmo que ainda não tenha compreendido completamente o princípio alfabético, identificamos a escrita espontânea pela forma como ela escolhe as letras e as organiza, sem seguir regras específicas.

É comum vermos alunos desenhando bolinhas ou usando apenas as letras do próprio nome para escrever uma palavra ou frase. E embora essas produções não estejam totalmente corretas no contexto da Língua Portuguesa, usar o conhecimento prévio para construir palavras e frases é a maneira mais simples para as crianças compreenderem a natureza da escrita.

Nesse contexto, é importante não impor exigências na escrita espontânea, permitindo que o aluno se expresse da maneira que compreende esse universo.

Escrita espontânea: definição e como executar (Foto: Unsplash).
Escrita espontânea: definição e como executar (Foto: Unsplash).

Como incentivar a escrita na escola?

Se você tem o objetivo de incentivar esse tipo de escrita na escola onde trabalha, especialmente na educação infantil, é essencial adotar uma estratégia com foco na intencionalidade, ou seja, considerando os interesses e experiências cotidianas das crianças para tornar o processo mais eficaz. Sendo assim, saiba que é importante explorar:

  • Os desenhos preferidos;
  • O nome do aluno;
  • As brincadeiras do dia a dia;
  • As cores favoritas;
  • As comidas preferidas;
  • Nome dos familiares.

Isso, porque, dessa forma, os alunos se familiarizam mais facilmente com as temáticas abordadas, o que contribui para uma escrita espontânea mais natural e fluida. E promover a escrita espontânea na escola requer um ambiente que encoraje a expressão livre e criativa dos pequenos. Aqui estão algumas maneiras de fazer isso:

Crie um ambiente acolhedor

Garanta que a sala de aula seja um lugar onde as crianças se sintam à vontade para expressar suas ideias sem medo de julgamento. Isso pode incluir espaços para escrever confortáveis e materiais variados disponíveis.

Forneça tempo e oportunidades

Reserve momentos regulares para atividades de escrita livre, como diários, histórias curtas ou poemas. Dê às crianças a oportunidade de escolher o que querem escrever e como querem fazê-lo.

Estimule a criatividade

Incentive as crianças a usar sua imaginação e criatividade na escrita. Proponha atividades que envolvam histórias inventadas, desenhos acompanhados de legendas ou até mesmo escrita de peças teatrais.

  • Atenção

Também é fundamental destacar que não se deve corrigir imediatamente as palavras erradas, mas sim entender os erros como passos importantes na construção da base alfabética. O alfabetizador pode sempre realizar sondagens individuais, incentivando os estudantes a refletirem sobre suas produções escritas de maneira sutil e leve, sempre com uma intencionalidade pedagógica.

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