Dicas para estudar para concursos públicos em repartições administrativas

Ser aprovado em um concurso público, muitas vezes, é o objetivo de muitas pessoas, que buscam um trabalho seguro e estável. Algumas pessoas, inclusive, buscam concursos, pois não focam seus objetivos de vida no trabalho, e sim em projetos pessoais.

Logo, passar em um concurso, principalmente um de uma vaga administrativa, é uma oportunidade de ter um emprego, e ter estabilidade financeira para correr atrás de seus objetivos.

Essas cargos administrativos, muitas vezes, envolvem mais um conhecimento de legislação, escrita e matemática, do que algo mais específico. Podem ser cargos como gerente de uma repartição, secretario, assistente administrativo.

Logo, o que estudar para essas vagas? Quais são os conhecimentos necessários para ser aprovado no concurso de uma?

 

1.     Atualidades

Ler jornais, entender elementos básicos da situação política, econômica e social do Brasil e do mundo, e conhecer alguns dos tópicos que estão movendo a sociedade hoje em dia são formas de estudar para um concurso de vaga mais administrativa.

Muito provavelmente haverá perguntas nesse sentido. Além disso, a redação pode envolver algum assunto desse campo. Você precisa saber opinar sobre o que acontece no Brasil e no cenário internacional, ainda que de forma mais simples.

Não importa se sua visão é de direita ou de esquerda, ou de nenhum dos dois, pensar sobre atualidades, e saber desenvolver opiniões sobre elas vai garantir, pelo menos, 50% da sua pontuação total.

 

2.     Inglês

Saber o básico do inglês é fundamental, porque o mundo é cada vez mais interligado. Você pode até conseguir uma vaga no almoxarifado de alguma repartição, e passar o dia entre caixas e documentos. Saber outra língua, porém, vai te ajudar, às vezes com algum material recebido, alguma notícia de agências internacionais, com o atendimento às estrangeiros.

 

3.     Gramatica básica

Saber conjugar pronomes e verbos, saber evitar ambiguidades e conhecer alguns advérbios e preposições é fundamental, para quem vai lidar com documentos, papeis e afins. E vagas administrativas são, basicamente, isso.

Além disso, relatórios, atas e circulares internos são comuns em todas as repartições públicas brasileiras. Tudo o que acontece precisa ser registrado.

Ou seja, você vai escrever. E muito.

Estude sua língua, produza redações claras e gramaticalmente corretas, se atente à pontuação e grafia, e grande parte de sua pontuação de concurso estará garantida.

 

4.     Redação

Saber diferentes estilos de texto vai te ajudar com interpretação e leitura. Além disso, repartições utilizam um gênero chamado Redação Oficial.

A redação oficial é um estilo de texto que usa-se para manter a formalidade e decoro que um cargo público demanda, mesmo que o texto seja uma carta-denúncia de irregularidades internas.

 

5.     Direito

Leis básicas, como as do Direito Constitucional e Direito Administrativo são essenciais para você saber seus limites, direitos e deveres enquanto funcionário público. Estude as leis mais importantes do código civil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.