Conheça 5 NOVAS tecnologias que devem ser lançadas em 2024

O ano de 2024 será surpreendente, marcado por mudanças impulsionadas pela tecnologia que vão transformar nosso mundo de maneiras inovadoras.

O ano de 2024 promete grandes mudanças impulsionadas pela tecnologia, remodelando nosso mundo de maneiras inéditas. Desde a forma como vivemos até avanços revolucionários na saúde, teremos a oportunidade de passar por diversas transformações.

A seguir, vamos explorar algumas tecnologias emergentes divulgadas pelo Fórum Econômico Mundial para entender melhor como elas podem moldar nosso futuro. Conhecer essas tecnologias nos permitirá ficar atentos às novas tendências e testemunhar inovações que podem mudar nosso caminho. Continue lendo para saber tudo!

Veja também: 6 dicas para “personalizar” seu ChatGPT! 

Veja a lista com 5 novas tecnologias que devem ser lançadas em 2024

1 – Baterias flexíveis

Uma tendência prevista para 2024 é o lançamento de baterias flexíveis. Essas baterias podem se dobrar e flexionar, sendo uma solução importante para dispositivos cada vez menores que usamos diariamente.

Sua capacidade de se adaptar a diferentes formas as torna ideais para tecnologia vestível e eletrônicos compactos, solucionando o desafio de integrar fontes de energia em espaços pequenos e não convencionais.

2 – Inteligência artificial generativa

A inteligência artificial generativa tornou-se globalmente popular em 2023 e estará disponível para todos em 2024, saindo do âmbito de tecnologia especializada. Este ano marca não apenas avanços tecnológicos, mas uma revolução nos locais de trabalho e o surgimento de novas indústrias.

Analistas preveem que até 2024, o Processamento de Linguagem Natural (PLN), um subconjunto da IA generativa, permitirá que empresas lidem de maneira mais eficiente com dados não estruturados. Isso abre oportunidades para equipes de sucesso do cliente e marketing obterem insights valiosos e tomarem decisões informadas com base em dados.

A ascensão do Chief AI Officer (CAIO) é evidência clara dessa mudança. Com a Inteligência Artificial Geral (IAG) prestes a se tornar predominante e esperando-se que seja mais proeminente em ambientes corporativos, a função do CAIO é crucial para estrategizar e gerenciar a implementação da IA nas organizações.

Além disso, com a maioria do trabalho agora centrado em aplicações SaaS, a segurança da identidade tornou-se uma ameaça primordial, exigindo um foco mais acentuado na arquitetura de confiança zero, que concede acesso ao usuário com base no comportamento em tempo real e detecção de ameaças.

Veja também: Conheça 5 chatbots que podem fazer coisas que o ChatGPT NÃO consegue! 

3 – Combustível de aviação sustentável

Em 2024, a indústria da aviação pode dar um passo importante rumo à sustentabilidade. O combustível de aviação sustentável está liderando essa transformação, proporcionando uma opção mais ecológica em comparação com o combustível tradicional de aviação.

Dessa forma, esse novo tipo de combustível vai reduzir consideravelmente as emissões de carbono, sendo produzido a partir de recursos renováveis, como óleo de cozinha e materiais vegetais, e deixando de depender exclusivamente do petróleo bruto.

4 – Tecnologia do metaverso em prol da saúde mental

Apesar de o metaverso não ter sido tão bem-sucedido como esperado, em 2024, acredita-se que essa tecnologia vá além de seu uso convencional em jogos e interações sociais, podendo tornar-se uma ferramenta poderosa para promover a saúde mental.

Os ambientes de realidade virtual (RV) dentro do metaverso oferecem abordagens inovadoras e envolventes para lidar com questões relacionadas à saúde mental. Vamos explorar como isso pode fazer a diferença no próximo ano:

As sessões terapêuticas de RV proporcionam um ambiente seguro e controlado para os pacientes, permitindo que os terapeutas simulem cenários e desafios da realidade. A imersão proporcionada pelo metaverso pode auxiliar no tratamento de condições como Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), ansiedade e fobias, expondo gradualmente os pacientes a seus desencadeadores em um ambiente controlado.

Desse modo, pessoas em áreas remotas ou desfavorecidas agora podem ter acesso a cuidados de saúde mental que antes estavam fora de alcance.

5 – IA para cuidar da saúde

A inteligência artificial (IA) está transformando o atendimento médico. Ferramentas de diagnóstico com IA melhoram a identificação de doenças e possibilitam uma medicina personalizada.

Além disso, a IA agiliza a descoberta de medicamentos, simplifica tarefas administrativas e melhora a eficiência na prestação de cuidados. Sua integração na telemedicina amplia o acesso aos cuidados de saúde, mas gera preocupações éticas sobre privacidade e preconceitos algorítmicos, demandando regulamentação rigorosa.

Veja também: Bancos ampliam a aplicação de inteligência artificial para otimizar aprovação de crédito e reforçar segurança; saiba mais 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.