6 dicas para “personalizar” seu ChatGPT! 

Os usuários podem personalizar como os textos são formatados e o tamanho deles, criar regras de segurança e até ensinar ao ChatGPT seu próprio jeito de escrever.

O ChatGPT permite que os usuários personalizem a inteligência artificial (IA) para receber feedbacks mais precisos. Basta usar comandos específicos para ajustar as respostas do bot da OpenAI, estabelecendo regras para a forma e o conteúdo das interações.

Além disso, é possível também definir restrições de idade, aplicar um padrão de formatação nos textos e até programar a IA para responder com base em uma determinada base de dados. Também é possível ensinar a IA a adotar o mesmo estilo de escrita do usuário, incluindo escolhas de palavras e tom. Você sabia disso? Veja mais detalhes a seguir!

6 dicas para personalizar seu ChatGPT

Vale lembrar que na versão gratuita do ChatGPT, as regras que você definir só valem durante a conversa atual. Se você clicar em “Novo Chat” e reiniciar a conversa, as regras antigas serão esquecidas. Para salvar instruções que se apliquem a todas as interações, é preciso usar a versão paga.

A seguir, aprenda a personalizar as respostas do chatbot da OpenAI gratuitamente.

1 – Coloque regras de segurança e restrição de idade

Para garantir a segurança das crianças que usam o ChatGPT, você pode enviar instruções personalizadas. Basta pedir ao robô para gerar respostas apropriadas para menores de idade e especificar temas inadequados, como sexo, drogas ou violência, que devem ser evitados nas conversas.

Assim, para garantir interações adequadas para o público infantil, use o seguinte pedido: “Certifique-se de que todas as respostas geradas pelo ChatGPT sejam adequadas para uma criança com menos de [insira a idade aqui]. Evite conteúdos que possam incluir ou sugerir informações inadequadas. Meu principal objetivo é criar um ambiente positivo e enriquecedor, promovendo valores e comportamentos positivos. Peço sua estrita aderência a essas diretrizes.”

Veja também: ESTE método ensina os brasileiros a ganharem dinheiro com o ChatGPT: será que funciona? 

2 – Crie padrões de formatação

Outra forma de usar as instruções personalizadas na versão gratuita do ChatGPT é dando diretrizes sobre como as respostas devem ser formatadas. O usuário pode definir um modelo básico de formatação e pedir para o bot seguir essas diretrizes durante toda a conversa.

Também é viável especificar detalhes particulares, como preferências em unidades de medida, tipo de moeda, critério de ordenação, configuração de data e outros formatos padronizados.

3 – Ensine seu modo de escrita ao ChatGPT

É possível ensinar o ChatGPT a escrever como eu escreveria. O usuário pode pedir para o robô da OpenAI gerar textos parecidos com os meus, mostrando exemplos do que gostaria. Outra forma de guiar o bot é usando um Mapa de Preferências Pessoais (MPP), que é um modelo indicando categorias de análise de texto.

No entanto, é importante destacar que os chatbots não devem ser usados para substituir ou copiar textos em contextos educacionais, acadêmicos ou profissionais. Mesmo com as tecnologias avançadas disponíveis, há métodos eficazes para identificar se um texto foi gerado pelo ChatGPT. A integridade e autenticidade na criação de conteúdo continuam sendo valores essenciais.

4 – Forneça dados para que o bot dê respostas mais específicas

Para melhorar as respostas do ChatGPT na versão gratuita, você pode fornecer informações pessoais e detalhes específicos antes de conversar. Ao incluir dados como sua profissão, hobbies, escolaridade e especialização, a IA adapta suas respostas de maneira mais adequada. Essa abordagem considera sua experiência e conhecimento, proporcionando informações relevantes de acordo com seu entendimento sobre um assunto.

Entretanto, lembre-se de não compartilhar dados bancários ou informações sensíveis por questões de segurança e privacidade.

Veja também: CUIDADO! ChatGPT é usado para golpes em apps de namoro

5 – Configure o modo de resposta

A experiência neste chatbot pode ser ajustada de acordo com suas preferências. Após fazer uma pergunta ou comando, adicione “/Configurar Modo de Resposta [modo]” para escolher. Use “Seguro” para respostas cautelosas, “Neutro” para um equilíbrio e “Ousado” para interações mais criativas. Essa forma simples e fácil permite personalizar a IA conforme suas necessidades, mesmo na versão gratuita.

6 – Limite o tamanho das respostas

Por fim, para definir um tamanho máximo para as respostas do ChatGPT, basta dizer quantos caracteres (ou tokens) cada resposta da plataforma deve ter.

Veja também: Conheça 5 chatbots que podem fazer coisas que o ChatGPT NÃO consegue! 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.