Confira 7 dicas para o sucesso profissional de mulheres em 2024! 

Líderes mulheres compartilham dicas para ter um ano de sucesso no trabalho.

A ascensão das mulheres a cargos de liderança está se tornando cada vez mais forte em diferentes áreas da sociedade. Em um mundo que está sempre mudando, elas têm um papel importante em quebrar barreiras e promover a igualdade de gênero. Seja no ambiente corporativo, político, acadêmico ou social, as histórias inspiradoras e conquistas notáveis das mulheres contribuem para um cenário mais inclusivo e representativo.

Portanto, à medida que essas líderes continuam a explorar novos caminhos, a expectativa para 2024 é que suas vozes e influências se fortaleçam, deixando uma marca duradoura nas gerações futuras.

Como anda o mercado de trabalho para as mulheres?

Uma pesquisa da EgonZehnder revela que a diversidade global cresceu: agora, mulheres ocupam 27% das posições em conselhos e o número de empresas com pelo menos uma mulher subiu de 89% para 93% em 2020.

No Brasil, a pesquisa também aponta avanços, com mulheres ocupando 18,2% das posições em conselhos, um aumento de 3,1% em relação a 2020. No entanto, entre 128 empresas analisadas, 30 ainda não têm mulheres em seus conselhos.

Ademais, segundo Andréia Roma, CEO do Selo Mulheres, projeto da Editora Leader para promover a presença feminina no mundo corporativo, 2024 será o ano em que as mulheres conquistarão mais posições de liderança.

Veja também: Previsões do dinheiro e trabalho para Janeiro de 2024

Confira as 7 dicas para mulheres alcançarem o sucesso profissional!

Abaixo, veja dicas de mulheres líderes que podem ajudar a transformar sua trajetória em 2024!

1 – A importância da determinação

Para começar, é essencial ter a determinação de inovar e ser autêntica. Segundo Andrea Menezes, mestre em Física pela USP e ex-presidente no Brasil do Standard Bank Group, “a determinação é como uma semente que cresce nas mentes visionárias, gerando conquistas extraordinárias. É o ponto de partida para qualquer jornada bem-sucedida.”

2 – Acredite em seu potencial

Uma qualidade importante para todo bom líder é a crença no próprio potencial. Cibele Castro, conselheira de Administração desde 2017, destaca que essa mentalidade ousada é crucial para o sucesso.

Assim, em vez de ver a rejeição como um obstáculo, é encarada como uma etapa inevitável rumo ao sucesso. Essa abordagem audaciosa motiva as pessoas a persistirem, aprenderem com os desafios e transformarem o “não” inicial em motivação para buscar o “sim” desejado.

3 – Conheça seus propósitos e trabalhe com eles

É importante se conhecer para entender suas características únicas e como agregar valor aos seus liderados. Cynthia Hobbs, uma consultora em diversos setores, destaca que a verdadeira realização profissional ocorre quando o trabalho está alinhado ao propósito pessoal.

Sendo assim, trabalhar de acordo com valores fundamentais e aspirações mais profundas não só traz satisfação, mas também impulsiona a excelência.

4 – Valorize sua jornada

É importante valorizar toda a jornada. Em um mundo muitas vezes focado em resultados, reconhecer a importância da jornada é crucial. Cada passo, desafio e aprendizado ao longo do caminho contribuem para o crescimento pessoal e profissional, conforme destaca Heloisa Simão, membro do Women Corporate Directors (WCD).

Veja também: Quais são os idiomas mais REQUISITADOS para trabalhar fora do país? 

5 – Resiliência é a chave

É fundamental ser resiliente ao liderar. “A resiliência é como um guia constante que nos ajuda nas dificuldades da vida. Seja lidando com os desafios da maternidade ou enfrentando as questões profissionais, a resiliência é como uma bússola que nos orienta para a superação”, afirma Maria Veloso, que teve um papel importante em empresas como Orica, Vale, Monsanto, Bayer e Promon.

6 – Plante boas atitudes

A expressão “você colhe o que planta” também se aplica no ambiente corporativo, sendo a base para construir relações valiosas no futuro. “Tenha atitudes positivas como sementes para um jardim cheio de positividade. Assim como cuidamos de um jardim para ver as mais belas flores, cultivar atitudes positivas é crucial para o crescimento pessoal e o bem-estar coletivo”, aconselha Andréia Roma, CEO do Selo Mulheres.

7 – Se esforce muito!

“Não se esqueça de que o seu esforço será sempre recompensado. Antes, eu trabalhava mais do que os homens e obtinha melhores resultados. No entanto, percebia que, mesmo fazendo as mesmas coisas, não conseguia alcançar as mesmas posições. Felizmente, hoje vejo menos injustiça, pois há uma abordagem mais meritocrática. Atualmente, o que realmente importa é o esforço de cada pessoa, e questões de gênero raramente influenciam decisões, embora ainda haja uma falta de mulheres em cargos de liderança”. Essa é a opinião de Geovana Donella, CEO e fundadora do Donella&Partners, uma das maiores especialistas em governança corporativa do Brasil.

Veja também: Trabalhadores: Saiba como pagar menos Imposto de Renda em 2024

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.