Como usar a internet para melhorar seus estudos para o vestibular?

 

Quem vai estudar para uma prova de vestibular sabe: às vezes, só os livros não ajudam.

Seja porque a matéria é densa, seja porque os professores não sabem explicar em linguagem simples, seja porque a matéria é algo muito recente (uma guerra, por exemplo), para você ter resultados, é preciso “ir além”.

Para tanto, você pode usar a internet. E não estamos falando aqui de sites como a Wikipédia, embora o portal seja cada vez mais apurado, em relação as informações trazidas

Sites de professores e instituições de pesquisa, revistas acadêmicas e videoaulas são umrecurso para você otimizar seus estudos. Além disso, fóruns online permitem a troca de conhecimentos com outros estudantes.

Logo, como usar a internet para melhorar seus estudos? Confira no nosso artigo.

 

1. Pesquisar é o Segredo

Quando se trata de se preparar para o vestibular, a pesquisar é a “chave”! A internet está cheia de fontes confiáveis; basta saber onde procurar!

Sites produzidos por professores com métodos diferenciados como o “Mundo Educação” e “Khan Academy” são verdadeiros parceiros.

Eles têm uma forma de explicação inovadora em várias matérias, desde aquelas repetidas ano após ano (como História e Geopolítica) até aquelas abstratas e específicas demais (cálculo diferencial, química orgânica etc.).

 

2. Foque nas Videoaulas

Um dos melhores instrumentos de estudo são videoaulas. Canais como o “Descomplica” e “Me Salva!” são verdadeiros “achados” na busca por conteúdos explanados de maneira didática.

Os professores explicam com informalidade e humor, em um ritmo que permite você acompanhar todos os ponto-chaves de uma matéria.

Precisa estudar? Abra o computador, dê o play, pegue o caderno e comece a sua “maratona” de aulas!

 

3. Faça, refaça e estude exercícios de provas anteriores

Não adianta só ler uma matéria: é preciso saber aplicar, mesmo que seja apenas para “passar na prova”. Há diversas formas de fazer isso, e a principal delas é com exercícios.

Sites e plataformas como o “QG do Enem” e no “Stoodi” trazem exercícios de concursos e provas anteriores, para você praticar, estudar enunciados, entender a lógica pro trás das questões…

Faça e refaça vários simulados, resolva aquelas questões que te parecem não “fazer sentido” e, aos poucos, você domina a forma de linguagem das avaliações e exercícios.

Lembre-se: Quanto mais treinos, melhor!

 

4. Redes Sociais Também Ensinam

As redes sociais são apenas para postar selfies, mas também pra aprender. Perfis de influenciadores como “Paulo Jabilut” e “Matemática Rio” trazem vídeos reels e posts sobre matérias atualizadas, diariamente.

Seguir esses perfis é uma forma de dar uma revisada rápida e pegar aqueles “macetes” que sempre confundem os concurseiros, e se atualizar sobre as atualizações no vestibular.

5. Tira Dúvidas Online

Muitas vezes, quem estuda sozinho, não sabe como sanar suas dúvidas específicas, por mais que sites tragam “perguntas e respostas”.

Para tanto, você pode acessar plataformas de estudo como “Brainly” e “Passei Direto”. Por meio de fóruns e tópicos, é possível conversar com docentes e outros estudantes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.