Como estudar sobre atualidades, de forma eficaz?

 

Um dos maiores problemas de quem vai prestar provas e concursos, como o ENEM ou a Fuvest é a parte chamada de “Atualidades”. Ou seja, aquilo que é recente.

Afinal, é algo que ainda está acontecendo. Ou que aconteceu há pouco tempo. Logo, não há uma fonte teórica tão precisa, quanto um tema como “Primeiro Império”, por exemplo. Afinal, as “reviravoltas” vão surgindo, simultaneamente aos seus estudos.

Logo, como você pode estudar para temas como “Pandemia de COVID-19” ou “Guerra na Ucrânia”, se, efetivamente, esses assuntos ainda não “acabaram”?

(E aqui está o primeiro erro, pensar que os assuntos do passado já “acabaram”)

Confira algumas dicas, e bons estudos!

 

1.      Interprete o passado: é a História que dá as bases do presente

O primeiro erro, como falamos, é pensar que a História antiga e Atualidades não se misturam.

Na verdade, uma das melhores formas de você interpretar atualidades é analisando as origens históricas delas.

A Guerra na Ucrânia, por exemplo, vem de uma longa disputa política milenar. Logo, não sabemos como a guerra terminará. Porém, estudando as origens dela, é possível prever desfechos.

No caso de “Atualidades”, tão ou mais importante do que falar “o que está acontecendo”, é interpretar as origens que resultaram no acontecimento.

 

2.      Assinado newsletters

Considerando que “Atualidades” é um tema inacabado, uma forma de estudar sobre elas é lendo jornais. Porém, para você ter uma visão mais ampla, o ideal é ler jornais de vários vieses políticos e ideológicos.

Logo, uma forma de você ter essa perspectiva geral é assinando newsletters. Isso é, aquelas atualizações diárias, que vem por e-mail.

Dessa forma, quando você abrir seus e-mails, haverá uma série de chamadas, sobre temas atuais. Então, você conseguirá ter um panorama sobre um assunto.

Claro que esse panorama será mais geral. Caberá a você, analisar e interpretar as diferentes notícias, a partir de seus conhecimentos teóricos naquele assunto.

 

3.      Sua interpretação: escreva suas ideias

O terceiro momento, na hora de estudar sobre “atualidades”, envolve você interpretar as atualidades, a partir de seus estudos sobre o passado, e suas leituras de notícias recentes.

Ou seja, você vai sintetizar o que está acontecendo, e interpretar esses acontecimentos, a partir dos seus estudos. Você pode começar com um mapa esquemático, e depois passar para um resumo, depois um ensaio e assim em diante.

Mesmo porque, provavelmente, isso é o que será exigido, em provas e vestibulares. Logo, fazer essas sínteses é uma forma de você treinar, não só seus estudos, mas também, sua redação.

 

4.      Converse com especialistas

Depois de fazer as 3 primeiras etapas, sempre que possível, converse com especialistas. Pode ser em mensagens nas redes sociais, perguntas em lives, perguntas por e-mail…

Você não precisa conversar com todo mundo, de todas as áreas, pode focar nas atualidades que mais lhe interessam.

Porém, sempre que possível, faça isso. Assim, além de sua interpretação, você terá uma perspectiva sobre o que você falou. Dessa forma, seu conhecimento será transformado e aprimorado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.