Como não ser pego “desprevenido” na redação do ENEM?

 

Uma das maiores preocupações de pessoas que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio – o ENEM – é no que se refere à redação. Isso porque, a redação é uma das etapas que mais tira (ou recupera) pontos, no saldo final.

Assim, o tema da redação de 2023 deixou muita gente surpresa, porque, embora a questão seja de enorme importância, ela não estava sendo esperada.

Logo, quem vai prestar o ENEM – e qualquer concurso, na verdade, – precisa estar pronto para fazer uma redação “surpresa”, por mais que os editais tragam ou sugiram assuntos a serem abordados.

Afinal, nenhuma prova pode ser igual às anteriores. Logo, todas as redações são, sempre, “surpresas”.

Então, o que um concurseiro pode fazer, para ter bons resultados em redação? Veja nosso artigo.

 

1.     Estude escrita em geral

Uma redação é um trabalho escrito. Esse é o primeiro ponto. Para você fazer uma boa redação, não basta estudar o tema previamente. É preciso saber como escrever bem um texto.

Você pode ler guias de redação e escrita, ou pode treinar escrevendo textos variados, e depois reescrever eles.

O importante é conseguir dominar formas de escrever um texto automaticamente, para, na hora da prova, focar no principal: o conteúdo.

 

2.     Conheça as bases institucionais de nossa sociedade

O conteúdo de uma redação, ainda mais uma como o ENEM, nunca é óbvio. Logo, você precisa estar pronto para abordar qualquer assunto, minimamente bem.

Para isso, é preciso conhecer as noções fundamentais de nossas instituições: Direitos Humanos, Políticas Públicas, perspectivas econômicas, avanços tecnológicos, ética.

Uma prova como ENEM não terá temas desconectados da realidade. Logo, você precisa saber como debater questões sociais vigentes.

Por exemplo, o assunto de 2023: Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil. Esse se relaciona à Direitos Humanos e Perspectivas Econômicas.

 

3.     Não tenha opiniões extremas

Seja para se alinhar às bases do governo vigente, seja para criticá-las, na redação do ENEM você não pode ser extremista.

É preciso abordar os assuntos pautados em noções de Ética e Direitos Básicos, mesmo que você não concorde com o assunto colocado.

No tema desse ano, por exemplo, o candidato não poderia defender ideias como servidão feminina, pois essa é uma opinião extremista e contrária aos direitos humanos.

 

4.     Não assuma uma postura derrotista

Em se tratando de uma redação de concurso a “postura derrotista” seria simplesmente escrever que você não tem qualquer opinião sobre o assunto.

Isso pode ser considerado “deboche” e vai zerar a redação, influenciando consideravelmente a nota final do candidato.

A melhor forma de lidar com um tema que você não domina é relacionando ele a questões correlatas. Porém, ao invés de abordar o assunto em si, aborde ele por meio dessas correlações.

Por exemplo, na redação de 2021, o tema foi Registro civil e acesso a cidadania. Uma forma de se trabalhar teria sido debater a importância de registros, para o acesso a direitos sociais.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.