Como trabalhar o Outubro Rosa de forma significativa, na sua empresa?

 

Quando chega o mês de outubro, empresas de todo o mundo se organizam, para promover uma importante pauta na saúde das mulheres (e de homens também, ainda que seja menos comum): a prevenção e tratamento do câncer de mama.

Porém, muitas empresas fazem ações em passant. Isso é, promovem ações que dizem pouco ou nada, para seus funcionários, colaboradores e clientes.

Usam a icônica fita rosa, e nada mais. A doença é mencionada, cartazes são espalhados pelos prédios e a vida continua seu rumo.

Uma situação distante do ideal, em casos como esses.

Afinal, mais importante do que simplesmente falar em Outubro Rosa, empresas verdadeiramente interessadas na saúde de seus funcionários e relacionados precisam pensar em ações concretas e práticas.

Atos que surtam efeito, e justifiquem o mês.

Que atos são esses? Como a empresa pode lidar com o Outubro Rosa de forma significativa?

 

1.      Promova palestras com especialistas

A primeira ação que uma empresa deveria fazer, se a saúde do funcionário estiver entre os valores dela, seria a informação.

E informação nunca é demais. As TVs falarão do Outubro Rosa, os jornais trarão reportagens, haverá postagens em redes sociais. Porém, nenhuma dessas ações será na empresa.

Logo, o que sua empresa precisa fazer é criar sua comunicação sobre a data. Não basta apresentar uma campanha, ou distribuir as fitas. Faça um evento com um especialista, em um dia de ações diferenciadas.

Empresários não podem pensar em uma ação assim como um “dia a menos de trabalho”, mas um dia essencial para o trabalho: um dia para conscientizar o trabalhador.

 

2.      Incentive os exames

Muitas pessoas deixam a saúde de lado, por não receberem incentivos trabalhistas, em fazer exames. Os patrões relutam em conceder um dia de trabalho, há um excesso de tarefas, jornadas de mais de 40 horas semanais…

Se a ideia por trás de uma campanha é “prevenir contra o câncer”, a função da sua empresa facilitar essa prevenção.

Para isso, incentive a ida ao médico. Facilite as reposições de dias em consulta. Conceda licenças de um dia completo. Crie campanhas de bonificação de funcionários que tenham esse hábito.

Reforçando o ponto anterior, um funcionário que falta para cuidar da saúde trabalha melhor, nos outros dias.

 

3.      Crie uma comunicação interna informativa e cativante

Uma das formas de promover os debates e conscientização sobre o Outubro Rosa é por meio de uma comunicação interna. Porém, uma que seja informativa e cativante.

Ou seja, se você só reproduzir o conteúdo de um site de medicina, sua comunicação interna vai “passar batida”. Será um e-mail que os funcionários vão mandar pro spam, ou um flyer que será guardado na bolsa, e esquecido.

Para promover um diálogo significativo, você precisa informar e interessar o leitor.

Para atingir esse efeito, crie um jornal único, não um boletim.

Invista em um trabalho criativo, com imagens, infográficos e depoimentos. Traga histórias de pessoas que enfrentaram e venceram a doença, faça entrevistas com médicos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.