Como tirar uma boa foto para o LinkedIn?

 

Por mais que pareça uma tarefa simples, uma foto não é simplesmente abrir a câmera. Pelo menos, não uma foto artística ou profissional.

O fotografo americano Ansel Adams (1902-1984) é o dono da famosa frase: “Não se tira uma foto; se faz”. E isso é verdade, no caso do LinkedIn, a rede social para quem busca negócios b2b, networking e similares. Porque no LinkedIn, ninguém quer ter uma imagem profissional errada – e essa imagem começa na foto.

E quais são as dicas para uma boa foto profissional? Que roupa usar? Que fundo colocar? Pode sair com a equipe? Pode usar fotos descontraídas?

Descubra tudo agora, e “não queime seu filme”!

 

1.      Espelho, espelho meu

A foto profissional é um registro da sua persona de trabalho ideal. Agora pense, nos seus melhores dia: Você trabalha com os cabelos desalinhados? Com os olhos vermelhos? Com roupas velhas?

 

2.      No fundo, quem é você?

o primeiro plano terá seu rosto. E o segundo, o fundo? Se tiver muitos detalhes, talvez nem reparem na sua imagem. Se ele for muito escuro, você passa uma ideia meio sombria. Já se for uma tela branca, vai parecer uma foto de documento – algo que você não quer no seu perfil profissional.

Fotos com livros ou emblemas, apenas se você for um acadêmico ou autoridade oficial!

 

3.      Assuma sua posição

Se você olhar para a frente, com os olhos retos, provavelmente expressará uma ideia de desafio. Em compensação, uma foto totalmente de lado, pode passar a ideia de insegurança. Uma foto com um olhar esgueirado pode passar um ar de cinismo.

O ideal é que você pareça estar tranquilo, em seu ambiente de trabalho, o rosto levemente virado, os olhos tão naturais quanto forem possíveis.

 

4.      Mãos ao alto

Se a rua foto pegar mais do que a cintura, ponha as mãos nos bolsos. Não cruze os braços – é uma posição defensiva, afasta as pessoas. Mas se for possível, evite uma foto que mostre você para além da linha do tórax.

 

5.      Com que roupa eu vou?

Não use roupas informais, a não ser que o seu negócio seja mais informal. Roupas de esportes, só se você for um profissional esportivo. Mesmo se você for mulher, não use roupas sem mangas. Além disso, cubra decotes.

Roupas de cores berrantes, joias grandiosas, ícones religiosos, adornos detalhados e símbolos políticos devem ser evitados! Vão distrair quem olha a foto, e servirão para taxar você, categoricamente.

Uma imagem profissional básica, mas eficiente é uma camisa social branca e um blazer escuro, que serve para ambos os gêneros.

 

6.      Não ofusque seu brilho!

A iluminação da foto precisa ser suficiente para que seu rosto não fique sombreado, mas sem exageros, para que não ele não fique claro demais. Se possível, tire a foto em um ambiente interno, mas durante o dia.

 

7.      Não seja o Dorian Gray

Atualize sua foto conforme você envelhece. Assuma sua imagem e sua idade. Isso transmite confiança e sinceridade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.