Por que ler Camões no século 21?

 

O grande poeta português de todos os tempos, muitas vezes chamado de fundador da Literatura de língua portuguesa, é Luís de Camões (1524-1579).

Autor do épico Os Lusíadas, poema narrativo que conta as histórias da fundação e navegações portuguesas sob uma perspectiva mitológica, o autor é decisivo para todos que gostam de literatura.

Além disso, sua escrita definiu o modo como a língua portuguesa se organizou e se estruturou, ainda que, séculos depois, a língua tenha se modificado.

Logo, é natural que a leitura de sua obra seja cobrada na escola. Ou pelo menos trabalhada.

Porém, por que mais deveríamos ler Camões? Não seria mais fácil estudar a língua por uma gramática? Não é melhor estudar a História das Navegações com um livro de História?

Sim, tudo isso é verdade. Porém, Camões e Os Lusíadas têm algo que é próprio deles. São literatura. E a Literatura tem aspectos em sua construção que existe apenas na Literatura.

E você ainda não se convenceu, veja aqui 5 argumentos de por que ler Camões, no século 21.

 

1.      Histórias de “super-heróis”

N’Os Lusíadas, as guerras e conquistas dos portugueses pelo mundo são recheadas de feitos heroicos, batalhas épicas e monstros dos mais diversos tipos (como o Gigante Adamastor).

Logo, é um prato cheio para quem gosta de super-heróis da Marvel ou DC.

E, por ser uma narrativa épica, o que lemos aqui são sucessivos episódios de lutas, batalhas e tramas, que vão se desenvolvendo, ao longo de diversos séculos.

Aliás, vale lembrarmos: as HQs de super-heróis tiraram parte de sua estrutura justamente desse tipo de narrativa.

Ou seja, ler um poema épico é ler uma história de super-heróis, mas direto da origem!

 

2.      A história certa pra quem gosta de mitologia

Muitas pessoas vibram com elfos, anões e outras criaturas de obras como O Senhor dos Anéis. O que pouca gente sabe é que esse mundo mágico de Tolkien foi muito inspirado em uma cultura anterior: a greco-romana.

E a cultura greco-romana inspirou, também, outros autores. Dentre eles, quem, quem? Camões!

Então, se você gosta de histórias de aventuras, mitologia, um barraco familiar típico entre homens e monstros, como aqueles de Game of Thrones, ler Os Lusíadas será diversão na certa!

 

3.      Puro amor

Camões também é autor de um dos mais famosos e citados poemas de amor de todos os tempos. Justamente porque ele fez o que pouca gente consegue: definiu o que é o amor, sem falar sobre o amor, ao mesmo tempo em que não fala o que é o amor.

Confuso? Pois saiba que, melhor do que eu tentar explicar é você ler o poema, aqui. O mais popular poema de Camões é a tiro e queda para os apaixonados.

Tanto é que em 1989 Renato Russo usou parte do poema para fazer uma de suas músicas mais famosas e apaixonantes – Monte Castelo.

Assim, se você gosta de poemas de amor ou está apaixonado, não deixe de ler a poesia de Camões!

1 comentário
  1. […] Se os primeiros registros da língua surgem no século 12, por que damos tamanha importância a Gil Vicente e Luís de Camões? De Camões, falamos aqui. […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.