Como ter lucros com seu hotel em baixas temporadas?

 

Um dos maiores problemas que donos de hotéis e pousadas enfrentam são as baixas temporadas. Claro que em grandes capitais, isso é quase imperceptível. Mas e quanto a cidades menores, sem tantas atrações turísticas?

Esse é o drama de alguns balneários brasileiros, e também o drama de cidades interioranas de ecoturismo. Nas baixas temporadas, os lucros são menores, e, eventualmente, são até nulos.

Claro que no verão, em uma cidade de praia, é possível recuperar a renda perdida, e até gerar o suficiente para uma verba de emergência.

Mas e quanto ao resto do ano? Alguma entrada de caixa se faz necessária, e para garantir isso fora das temporadas, há certas estratégias.

Veja elas em nosso artigo.

 

1.     Aposte em redes sociais

As redes sociais são o cartão de visita de todos os hotéis e pousadas, hoje. Sem uma bem consolidada, e atualizada com frequência, seu público tende a diminuir, mesmo nas altas temporadas.

Então, tenha uma conta ativa e, durante todo o ano, alimente-a. Na alta, fica fácil: no verão você posta fotos das praias ou piscinas, atrações da cidade etc.

Mas e nas baixas? Ai você alimenta a rede com conteúdos relevantes para seu público: fale sobre a cidade e seus eventos culturais, evoque o saudosismo pelos períodos de alta, mostre os aprimoramentos do hotel.

 

2.     Faça promoções de ocasião

Pode parecer óbvio, mas muitos hotéis e pousadas não fazem promoções. Preferem manter o tarifário regular, a cobrar menos – logo, recebendo menos. Isso causa outro problema: eles não recebem hóspedes e não lucram nada.

Logo, a dica é: faça promoções, para pelo menos conseguir equilibrar o caixa nas baixas temporadas. Pode ser uma promoção para casais, para famílias, para famílias com pets (um nicho cada vez mais forte no mercado)…

Além disso, você pode criar promoções especiais para quem já foi seu hóspede, inclusive, para manter contato com ele.

O importante é você receber hóspedes. Se entrar pouco dinheiro, você precisará reduzir seus gastos; se não entrar nenhum, você precisará fechar o negócio.

 

3.     Aposte nos eventos da cidade

Cidades tradicionalmente turísticas, tais como Paraty (RJ), Campos do Jordão (SP) ou Jalapão (TO) têm eventos ou atrações ano todo.

Cidades menos conhecidas dependem mais das altas temporadas. Isso não significa que elas também não tenham seus eventos internos.

Porém, investir nesses acontecimentos locais e divulgar eles em suas redes sociais pode ser uma maneira de atrair hóspedes, para seu hotel.

Você pode mirar tanto nos hóspedes do nicho do evento em questão (encontro de produtores de certo alimento, festa de uma padroeira…), quanto naqueles que, por viajarem fora de época, busca uma experiência cultural nova.

 

4.     Promova eventos no seu hotel

Essa estratégia é um pouco mais delicada, e funciona melhor para hotéis e pousadas com uma infraestrutura maior: você criar um evento no seu hotel.

Pode ser um festival gastronômico, evento com uma associação profissional peça de teatro e similares.

Dessa forma você auxilia seu negócio e parceiros.

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