Como se tornar roteirista?

 

Um filme e série não se fazem sem roteiro. Mesmo se for um filme mudo, é preciso haver um guia, para os atores saberem como atuar, fazendo o que, e de que maneira. Além dos filmes, programas de TV e rádio, peças de teatro e peças publicitárias têm roteiros.

Por isso, podemos dizer que a profissão de roteirista é uma das mais importantes, no audiovisual. Se os atores dão o corpo e o diretores fazem a montagem, os roteiristas é quem dão a alma, em uma obra dessa natureza.

Porém, escrever um roteiro não é coisa simples. Não se trata de “apenas criar diálogos”. É preciso desenvolver elementos de significado e sentido que ultrapassam o texto.

E essa é uma habilidade que exige (muitos) estudos. Assim, como fazer para se tornar um roteirista? Aqui vai um dos caminhos.

 

1.      Estude escrita criativa

O roteiro é, primeiro, um texto. Mesmo se for o roteiro de uma propaganda institucional (no estilo “O Ministério da saúde adverte…”), há um texto, que precisa ser pensado e desenvolvido.

Então, a primeira coisa, se você quer trabalhar como roteiros, é ser um escritor. Você não precisa ser um escritor super original, mas você precisa saber pensar o texto, o significado e uso das palavras, a forma de criar emoções (e reações) com elas.

 

2.      Estude Cinema e Rádio e TV

Você não precisa ser formado em Cinema ou Rádio e TV, para ser um bom roteirista. Porém, é preciso estudar as estruturas básicas dessas áreas, para conhecer técnicas básicas de roteiro – e posteriormente se especializar naquela de seu interesse.

O estudo de roteiros de cinema ensina o roteirista a pensar o texto, pela relação voz-imagem, e então, desenvolver um texto que permita ressaltar o efeito visual esperado para a cena (por exemplo, nos comerciais de cerveja).

O estudo de roteiros de rádio e TV ensina técnicas de criação de texto, que comuniquem de maneira efetiva, usando apenas recursos sonoros.

 

3.      Leia roteiros

Para se aprimorar como roteirista você precisa ler roteiros de Cinema, TV, Rádio e Publicidade. Ao ler os roteiros, você descobre os bastidores das peças audiovisuais, e começa a entender como se acontece a escrita e produção dessa peça.

Ou seja, você começa a aprender como transformar o texto em som e imagem.

O que chega ao público é um produto pronto, resultado de um trabalho conjunto entre roteiristas, diretores, atores e produtores. Ler o roteiro é buscar maneiras de entender como acontece essa “união”.

Além disso, ler roteiros é acessar um conhecimento sobre escrita e produção audiovisual, de alguém com mais vivência que você.

 

4.      Participe de comunidades profissionais

Para você ser contratado, você precisa ser identificado (como um profissional passível de contratação). Isso se faz “aparecendo”, ou seja, participando de redes sociais profissionais.

Essas comunidades são de fóruns e sites, LinkedIn e Instagram, até a participação de Seminários, Encontros e Debates. Você precisa estar inserido “no meio”, para conhecer oportunidades, fazer networking, e se aprimorar enquanto escritor audiovisual.

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