Como incluir pessoas cegas em um escritório?

Uma das maiores dificuldades de pessoas cegas em escritórios está na adaptação do local, e dos processos, às necessidades dessas pessoas.

Não basta apenas que o local tenha sinalizações táteis, e moveis adaptados. Para uma pessoa com deficiência visual conseguir trabalhar, de forma adequada e igualitária, a empresa precisa mudar alguns de seus processos.

Inclusive porque, pessoas cegas também podem trabalhar! Claro que algumas profissões técnicas não poderão ser executadas por eles. porém, quase todas podem. Basta algumas mudanças.

Isso incluí trazer maquinários próprios para impressão de documentos em braile, a instalação de aplicativos de leitura de telas, em aparelhos e o treinamento das equipes.

Você sabe como são essas mudanças? Veja nosso artigo!

 

1.     Documentos em braile

Para incluir pessoas cegas em ambientes de trabalho, não basta que você tenha aplicativos de leitura e sintetização vocal em máquinas. É preciso que os documentos sejam em braile.

Isso é feito por uma máquina específica, a impressora em braile. Além disso, pessoas cegas também podem escrever – e para isso também é necessário uma máquina específica.

Com ambas no escritório qualquer tipo de texto pode ser redigido, inclusive as redações oficiais e técnicas. O alfabeto braile é apenas uma nova forma de se gravar letras.

 

2.     Aparelhos de leitura

“Aparelhos de leitura” é uma forma genérica de falarmos sobre aparelhos de sintetização vocal. Eles são necessários para que as pessoas cegas consigam utilizar computadores.

Além disso, a empresa precisa de aplicativos e aparelhos de leitura de tela, a fim de que a pessoa cega consiga utilizar computadores e demais tecnologias, de forma adequada e eficiente.

No mercado existem vários modelos. Qual escolher? Na dúvida, consulte seus funcionários cegos, faça períodos de adaptação e ouça o que eles trazem de devolutiva.

 

3.     Sinalizações sonoras

Um escritório com pisos táteis e barras laterais, certamente, é melhor do que um sem nada. Porém, há tecnologias que emitem sinais sonoros, que facilitam as pessoas cegas.

Esses sinais sonoros podem ser usados para indicar direções e salas (por exemplo, um sinal sonoro que indica que a pessoa está na copa, no banheiro ou na saída) e a presença de outras pessoas no local.

Pessoas cegas conseguem ser praticamente autônomas, se o ambiente estiver preparado para receber elas. Mais do que uma funcionalidade, isso transmite a sensação de segurança e valorização do funcionário.

 

4.     Treinamento de equipes

Para você ter funcionários cegos na sua empresa, é fundamental que a equipe esteja treinada para receber essas pessoas de maneira correta, não apenas em questão de evitar o capacitismo, como também, para manter uma relação de trabalho correta.

Ou seja, ensinar os demais funcionários como elas devem se dirigirem às pessoas cegas, quais são os requerimentos que elas podem solicitar, como elas podem ser prestativas, sem serem invasivas, e o mais importante: o que não dizer!

Um dos grandes problemas que uma pessoa adulta com deficiência enfrenta, em um ambiente, seja ele qual for, é as pessoas infantilizarem-na, quando foram interagir com ela.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.