Como fazer uma petição?

Uma das formas mais eficazes de mobilizar o poder público, ou algum instituição, a fim de garantir uma mudança social, obra de interesse coletivo ou demais ação política é por meio de petições.

Quem nunca assinou um abaixo-assinado, seja contra uma obra pública, ou pedindo um posicionamento de autoridade quanto a um assunto ou decisão?

Embora pareçam paliativas, as petições podem se converter em ótimos argumentos, a fim de mobilizações sociais, ou por alguma causa, pois, ao mesmo tempo em que trazem informações e dados sobre algo, refletem a opinião pública, por meio das assinaturas.

Assim, para uma petição ser eficiente, não basta ter um texto reclamando algo e diversas assinaturas. É preciso fazer esse gênero de forma ordenada. Você sabe como fazer uma petição?

Confira no nosso artigo.

 

1.     Introdução:

Petições precisam de uma introdução que traga a contextualização inicial sobre a causa, a explicação do problema ou questão que está motivando a petição, e a solicitação clara e direta do que se deseja que seja feito para resolver o problema.

O melhor exemplo seriam as petições de bairro:

“Nós, moradores do Pacaembu, em São Paulo, estamos preocupados com a falta de segurança nas ruas locais. Dados de 2022 mostram um aumento de 80% no índice de roubos e furtos. Assim solicitamos à subprefeitura um aumento da presença de rondas policiais para melhorar a segurança.”

 

2.     Contextualização do Problema:

A contextualização é a explicação mais detalhada do que motivou a petição, bem como o fornecimento de dados relevantes. Para tanto, é preciso fornecer informações adicionais sobre o problema, incluindo números, casos, e um histórico da situação.

Seguindo nosso exemplo:

“O Pacaembu sofreu um aumento significativo de assaltos e furtos. Vários residentes relataram ocorrências, e sinalizaram para a falta de forças policiais fazendo rondas.”

 

3.     Justificativa

Aqui você precisa explicar a relevância ação ou medida que está sendo solicitada, e argumentar por que a ação solicitada é necessária e benéfica para a comunidade.

No nosso exemplo:

“A presença policial reforçada não apenas dissuadirão os criminosos, mas também proporcionarão aos moradores uma sensação de segurança, promovendo uma comunidade mais coesa e tranquila.”

 

4.     Ação Esperada

Nessa parte, é esperado que você apresente propostas, ou que você traga propostas de ação. Então, não seja vago. Especifique claramente o que você espera que a pessoa ou instituição destinatária da petição faça.

No nosso exemplo:

“Solicitamos que a prefeitura aloque recursos adicionais para aumentar o patrulhamento policial e instale câmeras de vigilância, em locais estratégicos dentro do bairro até o final do próximo trimestre.”

 

5.     Encerramento

Além de fazer a solicitação, é necessário um encerramento, retomando o problema apresentado, e agradecendo ao destinatário pela consideração. Além disso, reitere a importância da ação solicitada.

No nosso exemplo:

“Agradecemos antecipadamente pela atenção dada e esperamos ver medidas tangíveis sendo tomadas para melhorar a segurança de todos. Juntos, podemos tornar nosso bairro um lugar mais seguro.”

 

6.     Assinatura

Não se esqueça de encerrar a petição com uma identificação dos solicitantes, local e data.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.