Qual é a importância da burocracia?

 

Malvista pela maioria das pessoas, os processos e procedimentos burocráticos são de fato cansativos, e até irritantes. Lidar com uma imensidão de legislações, regras, incisos e processos pode ser angustiante.

Ainda mais, alguns processos burocráticos são demandosos e custosos, e fazem coisas simples, como uma reforma no apartamento e a inscrição em um vestibular demorarem bem mais do que poderia se supor num primeiro momento.

Esse excesso de regras, leis e processos é a “cruz” de algumas pessoas, e escritores como Franz Kafka (1883-1924), Mario Benedetti (1920-2009) e Ciro dos Anjos (1906-1984) usaram as repartições e aflições da burocracia como objeto de suas literaturas.

Entretanto, a burocracia não é de toda ruim. Ela tem sua utilidade e deve ser usada em alguns casos.

Um de seus principais teóricos foi o sociólogo Max Weber (1864-1920), fala em livros como Economia e Sociedade da burocracia como um sistema de poder: ou seja, você organizaria as relações sociais por meio de regras detalhadas e detalhista. Mas aqui estamos fazendo uma enorme generalização.

Assim, a burocracia é importante. Você sabe por quê? Sabe como fazer uma organização administrativa e burocrática de forma adequada?

Entenda sobre essa parte das instituições no nosso artigo.

 

1.      Definindo regras, coibindo fraudes

Uma das principais funções da burocracia, em algumas instituições e escritórios é no desencorajamento de fraudes, por meio de regras muito bem definidas.

Um processo altamente burocrático – como por exemplo, para assumir um cargo público com enorme exigência acadêmica – impede que pessoas sem qualificação e competência mínima ocupem a posição.

Contratos com muitas burocracias trazem sustentabilidade e estabilidade para instituições, assim, garantindo a lisura de ações a serem tomadas, e o alinhamento de ideias, entre os envolvidos.

 

2.      Dinamizando processos

Além do que citamos, uma medida burocrática tem como objetivo a dinamização de processos, sejam eles quais forem. Pode parecer uma ironia, ou incoerência. Mas não é.

Se a posse de um cargo público, por exemplo, pode parecer demorada com tantas burocracias acerca dele, sem ela, ia ser muito mais.

A listagem de documentos exigidos em uma seleção, por exemplo, visa servir de “filtro”, contra pessoas que não possam participar dela.

Além disso, a burocracia serve para tornar esses procedimentos sociais mais rápidos. Os envolvidos já iniciam as fases com tudo definido, sabendo o que é necessário fazer e de que forma.

 

3.      Alinhando ideias

Outro motivo que faz a burocracia importante é no que se refere à racionalização de um processo. Ou seja, esse processo se organiza de forma minimalista, detalhada, e pautada em motivos práticos.

Uma organização burocrática não abre (ou não deveria abrir) precedentes para jogos de poder e influência. As ideias e linguagens adotadas pelos membros de uma repartição seriam todas próximas. As relações se tornam impessoais e diretas.

Dessa maneira, os processos ficam mais simples de acontecerem, e decisões individuais não poderiam ser adotadas sem motivos claros.

Não por acaso, concursos públicos (altamente burocráticos) são vistos como um caminho de estabilidade financeira, para pessoas marginalizadas socialmente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.