Como dar aulas online de um jeito interessante?

 

Uma das habilidades que mais precisou ser aprendida (e reaprendida), depois de 2020 e da crise sanitária do Coronavírus foi como dar aulas online. Isso porque, a partir daquele ano, não foi possível mais acontecerem aulas presenciais.

E isso foi ao longo de quase um ano. Apenas em março de 2021, algumas escolas começaram, sutilmente, a voltar com aulas presenciais.

Mas a semente estava plantada: as aulas online se mostraram extremamente vantajosas para algumas pessoas. Pense só: você tem a possibilidade de ter aulas com professores de universidades internacionais!

Porém, as técnicas de ensino remoto ainda são obscuras para muitos, de forma que as aulas online não ficam tão interessantes.

Então, como fazer uma boa aula online?

 

1.    Não seja o dono da palavra

Por mais que o professor precise ser o mediador do conhecimento, ser o único a falar, em uma aula online, tira a atenção dos alunos.

Então, não domine as falas. Se limite a quinze minutos, mais ou menos, e então, chame os alunos à falarem, também, limitando o tempo de cada um.

O importante é haver dinamismo, para as falas não ficarem com o tom protocolar de uma palestra.

 

2.      Expresse ânimo

Use um toma animado em suas falas. Não seja monocórdico. Use entonações e pausas. Faça observações com tons de humor e ironia inofensiva. Quando algum aluno fizer comentários relevantes, responda a esse com entusiasmo.

 

3.      Faça pausas

Se as suas aulas tiverem mais de 1 hora de duração, faça uma pausa a cada 40 minutos, mais ou menos. As pausas servem para todos – inclusive você – aliviarem a cabeça, pensarem novos conteúdos, e o prosseguimento dos momentos seguintes.

Essas pausas podem incluir uma transmissão online de algum vídeo de entretenimento (videoclipe musical ou episódio de série de TV, por exemplo).

Isso ajuda a criar uma afinidade com os alunos.

 

4.      Use recursos para além da fala

A sua aula é online. Ou seja, você pode usar diversos recursos na aula, dentre os quais, vídeos, apresentações de slides, tópicos de discussão, hyperlinks, fóruns.

Porém, lembre, não se demore demais, em cada um desses recursos, principalmente, em vídeos externos.

O mais importante, aqui, é que a aula não seja uma live, isso é, alguém falando, e os demais ouvindo. Usar diferentes linguagens, e sem se estender muito em cada uma delas, ajuda a trazer dinamismo à aula, chama o aluno para a aula.

 

5.      Passe atividades para serem entregues

Se a sua aula tiver um tempo muito longo, conceder alguns minutos (30 minutos, em uma aula de 3 horas, por exemplo) para a realização de uma atividade rápida pode ser um bom recurso.

Depois, tome mais alguns minutos para que os alunos compartilhem, coletivamente, os resultados.

Dessa forma, você passa o protagonismo do estudo para os alunos, além de possibilitar uma troca de experiências.

 

6.      Não exija câmera aberta

Não é fácil se expor nas aulas online. Então, não exija câmera aberta. Algumas pessoas preferiram não abrir a câmera.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.