O Chat GPT: Um Aliado na Produção de Conteúdo; não um Substituto da Criatividade Humana

 

Você já imaginou como seria incrível ter um assistente ou secretário que potencializasse sua criatividade, te auxiliasse com levantamento de dados, e melhorasse sua capacidade de produção de conteúdo, mas sem “roubar a cena” do seu estilo pessoal?

Esse assistente existe. É o Chat GPT!

O GPT é uma ferramenta de Inteligência Artificial (AI em inglês) que é revolucionária, uma vez que produz textos funcionais, apresentam dados sobre quase qualquer assunto e propõem soluções de escrita… Em questão de segundos.

Muita gente pensa que o GPT vai “roubar o trabalho dos redatores”. Isso é pura balela. O ChatGPT, além da limitação de dados (ele não se conecta a internet, e na versão gratuita e só tem acesso a informações até 2021), não tem a criatividade humana.

Entretanto, o app pode auxiliar, em muito, o processo criativo. Como? Leia nesse artigo e escreva mais e melhor!

 

1.     Enfrentando a página em branco

Uma das maiores dificuldades de redatores pode ser no início do texto. Afinal, lá você só tem a página em branco e o briefing de escrita.

O GPT, nesse sentido, pode gerar ideias criativas para introduções envolventes, cabendo a você expandi-las com seu toque pessoal.

Por exemplo: “Escreva uma introdução sobre a importância do Sistema DOS”.

 

2.     Desenvolvimento do Conteúdo original

A produção de conteúdo original (isso é “do zero”) pode ser desafiadora, pois você não tem um “ponto de partida”, só um objetivo final.

Para superar isso, você pode usar o Chat GPT para fazer esboços de tópicos e pontos principais.

Por exemplo, você precisar escrever “5 Técnicas de Fotografia para Iniciantes”. Peça ao Chat GPT para listar eles e, em seguida, trabalhe nos tópicos a partir de suas ideias, pesquisas e experiências.

 

3.     Fazendo a Revisão Gramatical

 

Quantas vezes você enviou um e-mail importante, mas depois, relendo, viu erros gramaticais básicos? Normal, nossa visão de “autor” não os percebe, mesmo passando a “Verificação ortográfica” do programa de texto.

O Chat GPT pode ser seu revisor de confiança – o primeiro deles, inclusive, perguntando os motivos de uma correção – por exemplo: “Por que ‘por que’ de pergunta é separado?”.

 

4.     Conhecendo linguagem especifica

 

Muitos redatores precisam fazer textos para contratantes específicos. Por exemplo, “Resenha de aparelho para endoscopia odontológica”. Aqui há um vocabulário bem específico.

Se você não for da área, ou não tem tempo para fazer a pesquisa de linguagem (o briefing pede para a resenha ser entregue no dia seguinte, por exemplo), o que fazer?

Use o Chat GPT para conhecer as especificidades de linguagem e jargões do nicho!

 

5.     Compilação de dados

Colo falamos, o ChatGPT gratuito tem um enorme banco de dados, de toda a internet, até seu lançamento em 2021. Logo, você pode usar ele para recolher dados, como datas, nomes e conceitos, para seu artigo.

Claro que é sempre parear com fontes mais recentes depois. Mas a simples rapidez em obter essas dados já é uma bela ajuda!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.