Como aproveitar a Copa do Mundo, para multiplicar seus lucros?

 

Em anos pares, sempre acontecem eventos nacionais e mundiais, que movimentam a Economia de diversas formas. e aqui não estamos pensando em Eleições, embora, nesse caso, também seja verdade.

Trata-se de eventos culturais e esportivos, como o caso das bienais de Artes e Livros, as Olimpíadas, e a Copa do Mundo de Futebol de Campo.

Embora em alguns países, o último passe despercebido (vide o caso da Copa de 94, nos Estados Unidos, quando o que levou os americanos à ligarem as TVs foi a perseguição a O.J. Simpson e não o jogo final), no Brasil, a Copa é sempre uma oportunidade.

Eventualmente, esse retorno não é imediato. Mas a copa se torna o mote para uma ação de capitação de público – como no caso da Editora Lote 42, que deu 10% de desconto para cada gol que o brasil recebesse (terminando por dar 70% de desconto).

Assim, como usar a copa a favor, do seu negócio?

 

1.      Funcionando diferenciado, nos dias de jogos (do Brasil e de outra seleção)

Restaurantes e bares têm uma ótima oportunidade para aumentarem seus lucros, se pensarem um funcionamento diferenciado nos dias de jogos do Brasil.

Outras seleções também podem ser contempladas, se o nicho do local tiver alguma relação, por exemplo, um restaurante italiano que cria eventos especiais, nos dias dos jogos da Itália.

Esse funcionamento diferenciado pode incluir, menu exclusivo para o dia, promoções e descontos em itens do cardápio, ou pacotes com valores diferenciados para grupos. Aposte no sentimento coletivo de alegria e comemoração.

O mais importante é que, no dia do jogo, o estabelecimento apresente um diferencial, que leve o cliente a optar por aquele local, e não outro – ou simplesmente sua casa.

 

2.      Descontos progressivos

Aqui, é o caso da Lote 42. Porém, a editora optou por fazer uma promoção “anti-seleção”, por assim dizer, justamente para se destacar pela ironia do fato.

Se a editora não teve lucros imediatos, ela com certeza se tornou conhecida por um público maior, e teve seu nome divulgado em jornais de todo o Brasil.

Empresas de serviços e produtos podem adotar essas estratégias, tanto como uma maneira de estimular o consumo, quanto de ampliar seu mercado.

Além disso, com um valor promocional, eventualmente, o lucro virá pela quantidade de fregueses, que vão comprar o serviço ou produto, justamente devido ao desconto. Assim, o valor investido no desconto é coberto, pelo aumento das vendas.

 

3.      Venda de produtos relacionados a copa (licenciados ou não)

Vender produtos de ocasião é uma oportunidade de realizar transações que, se não fosse pelo evento, não aconteceriam.

Esses produtos podem ser licenciados, ou podem ser com temática inspirada na Copa (desde que não haja logotipos e similares, sob proteção de leis como de direito de imagem).

Esse tipo de comércio se vale, principalmente, da síndrome FOMO (fear of missing out – medo de “estar por fora”). Ou seja, o cliente compra o produto, para fazer parte de um acontecimento coletivo.

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