Para além das clínicas: o trabalho do psicólogo

Um dos cursos mais instigantes, para aqueles que se interessam em entender sobre pessoas, certamente é o de Psicologia. Porém, muitos formados, depois de algum tempo, adotam carreiras burocráticas, por não se darem com Psicologia clínica.

Esse problema parece ser, principalmente, falta de informação. Psicólogos trabalham em clínicas – privadas, ou de hospitais. Porém, sua área de atuação pode ser para além do atendimento.

O foco de um Psicólogo é a mente humana, em suas diversas esferas, tanto na cognição, quanto comportamento. E pessoas se comunicam e se comportam em todos os seus espaços de convivência.

Logo, limitar o Psicólogo ao trabalho clínico – seja como particular ou como clínico de um instituto de pesquisas médicas – é desconsiderar a importância desse profissional em uma empresa, por exemplo.

Funcionários de empresas sabem: o departamento de Recursos Humanos envolve muita burocracia administrativa e jurídica. Mas, o foco do RH é o comportamento do funcionário. Ou seja, quem o avalia é um Psicólogo!

 

Recursos Humanos: entendendo relações de trabalho

Um departamento de RH é um setor importante em todas as empresas, pois lá, os profissionais atuantes precisam entender e gerenciar as relações interpessoais. Se a empresa prezar pelo diálogo e abertura, o RH será responsável por auditorias e avaliações internas – tanto dos funcionários, quanto dos patrões.

O Psicólogo de uma empresa precisa entender sobre gestão de pessoas, empreendedorismo, trabalho em equipe, planejamento estratégico… Seu trabalho consiste em entender o lado dos funcionários, entender o posicionamento da gestão, e criar meios de um diálogo possível.

Inclusive, esse profissional pode, eventualmente, vir a ser o ombudsman da empresa. Isso é, o ouvidor, aquela pessoa que vai levar queixas dos clientes da empresa, para os patrões e, visando a concordância entre ambas as partes, redigir relatórios internos de performance e eficiência.

 

Psicólogos em ONGs, centros culturais e escolas: atuando na educação

Outra possibilidade de atuação de um psicólogo é com educação, seja prestando consultoria para colégios, ONGs (como a APAE) e centros culturais, seja compondo o núcleo de direção desses.

Um psicólogo pode atuar em ambiente escolar diagnosticando alunos com transtornos de aprendizagem ou identificando e orientando famílias de alunos portadores de deficiência intelectual. O trabalho de um psicólogo educacional  é pela inclusão escolar.

Um psicólogo será a pessoa que vai analisar questões comportamentais coletivas dos membros daquela comunidade (alunos, professores, público-alvo da ONG). Então, seu trabalho será direcionar a proposta da instituição nesse sentido.

Ainda, seu trabalho pode vir a ser o de produzir materiais didáticos e de formação para esses públicos (flyers, atividades, oficinas, exposições…).

 

Psicologia de consumo: atuando com marketing

Por sua vez, no marketing há um enorme campo de atuação de psicólogos. Eles encontram trabalho, principalmente em institutos de pesquisa, atuando justo da pesquisa de mercado, analisando dados, e interpretando levantamentos.

Nem tudo é comércio, vale lembrar.

Há institutos de pesquisa que trabalham pela divulgação de ideias, com ativismo político, com Direitos Humanos ou junto a ONGs de ação Humanitária, como a Anistia Internacional e o Greenpeace.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.