6 dicas de como usar o LinkedIn profissionalmente

Rede social que divide opiniões, o LinkedIn é um site que pode ajudar – muito – você a crescer profissionalmente, caso você saiba utiliza-lo. O grande problema é que há usuários que, simplesmente, não sabem o que fazer lá.

E aí terminam por usar o site errado. Isso é, colocando lá coisas que não servem para aquele ambiente.

Como assim?

Primeiro, você precisa lembrar que o LinkedIn é uma rede social empresarial, acima de tudo. Segundo, não são todos os setores de empregos que usam o site.

Considerando isso, siga nossas dicas, e transforme seu perfil do LinkedIn em um perfil profissional. Sua carreira vai decolar!

 

1.     Faça seu perfil ser profissional

Diferente do Instagram ou Facebook, o LinkedIn tem o objetivo específico de ligar pessoas do mundo corporativo. Há pessoas de outras áreas de trabalho, claro, mas empresários, executivos, e administradores são o grosso do site.

Logo, se o seu perfil não for bem profissional, dificilmente ele vai atrair a atenção de pessoas que possam ajuda-lo em sua carreira.

E um perfil bem profissional incluí:

A.     Fotos sérias

Nada de fotos na praia, com os amigos e coisas do tipo – salvo se esse for seu emprego.

B.     Divulgação de cursos e títulos atualizada

Da graduação ao doutorado, passando por cursos de extensão e formação.

C.      Divulgação de sua vida profissional

Seu trabalho atual, o antigo, voluntariados… Se for trabalho, inclua!

D.     Publicações do seu ramo de atuação

Publique tanto artigos que você escreveu para revistas, quanto artigos exclusivos para o LinkedIN e artigos que você leu e gostou…

E.      Resumo e um cabeçalho

Nas partes de resumo do perfil e do cabeçalho, não fale aleatoriedades. Escreva sobre sua profissão, formação e interesse de modo direto e claro.

 

2.     Siga empresas e profissionais de sua área

Siga perfis de empresas e executivos da área de atuação que você almeja. Essas pessoas costumam publicar vagas, notícias de interesse geral, comentários e opiniões, e outros tipos de conteúdo que podem vir a auxiliar você, em sua vida profissional.

 

3.     Participe de grupos de interesse

Como acontece em algumas redes, no LinkedIn há grupos unidos por um interesse comum. Por exemplo, um grupo para discutir sobre investimentos em bitcoins. Participar desses grupos fará você ser visto, e também dará novas perspectivas sobre os assuntos abordados. Ser notado por eventuais empregadores é essencial.

 

4.     Interaja com os perfis do seu networking

Interagir com suas conexões, seja as que você segue, seja as que seguem você é essencial, para fazer seu perfil atingir mais pessoas.

Interagir, nesse caso, é trocar ideias. Nada de comentar sobre férias, música, política… Aqui os assuntos são profissionais.

Dicas de gestão, opiniões financeiras, sugestões de leituras…

 

5.     Tenha perfis em outras línguas

Usando a mesma URL, crie perfis em outras línguas, principalmente inglês. Traduza seus conteúdos pra essas línguas, recomende textos em línguas estrangeiras…

 

6.     Faça um resumo completo

O resumo tem poucas palavras. Então construa um texto objetivo e direto, com palavras-chave fortes.

1 comentário
  1. […] pela rede social de networking não é uma ação tão fácil. Como todo meio de comunicação, a rede também tem suas regras, mais ou menos […]

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