4 coisas que todo diretor de escola precisa fazer

 

Se você tem formação em Pedagogia, provavelmente, sabe que uma das possibilidades de atuação é como diretor de escola. Algumas pessoas não entendem porque alguém atuaria nas “coxias” da educação, isso é, na gestão e não na sala  de aula.

A verdade, porém, é que atuar com a gestão de uma escola é uma forma muito importante de atuar com a educação, pois o gestor de um colégio é alguém que pensa ele por diversos vieses, do Econômico ao Pedagógico, passando pelo Político e Social.

Um diretor de escola é alguém que, com sua mão firme e seu poder de negociação, consegue endireitar uma escola com alunos “problema”. Assim, você sabe quais são as características ideias, para ser gestor? Você tem o perfil de um diretor de colégio?

Confira algumas das atribuições do cargo:

 

1.     Gerir pessoas diferentes, para um objetivo comum

Um diretor de colégio é, primeiramente, um gestor. Um gestor de pessoas, de recursos, de negociações. A capacidade de dialogar com diversos tipos de públicos, e de alinhar os interesses individuais às verbas é um elemento central, nessa carreira.

Assim, o diretor não pode ser inflexível. Por outro lado, ser maleável demais não é recomendado. O público docente e discente de um colégio precisa ter alguém que saiba coordenar ações, de forma democrática e direcionada, satisfazendo a todos de forma geral.

Traços inerentes a qualquer cargo de chefia.

 

2.     Pesquisar de sua própria prática e teorias

Outra qualidade própria de diretores de colégios é seu interesse em pesquisar e aprimorar mais sobre seu próprio conhecimento. Assim, procurar novas abordagens pedagógicas deve ser um norte profissional, de quem opta por essa carreira.

A atualização não deve ser apenas em conhecimentos gerais (legislação escolar, teorias de ensino-aprendizagem), mas em todas as áreas.

É função desse profissional, auxiliar professores de diferentes matérias, tanto na produção do conteúdo das aulas, quanto na produção de uma metodologia de ensino coerente com as demandas da contemporaneidade, seja em termos de tecnologias, seja em termos de mercado de trabalho.

 

3.     Assistir alunos e famílias

Outra atribuição de enorme importância, no cargo de direção escolar é a de assistir as famílias e os estudantes em questões sociais relevantes.

Não se trata de assumir o papel de um Assistente Social, mas de perceber problemas sociais que estejam acometendo esses públicos, e então prestar orientação às famílias, ou mesmo notificar os órgãos competentes.

Ocasionalmente, acontece de famílias ou alunos sofrerem, calados, por violência doméstica, fome ou injustiça social. É o olhar atento do diretor, e a decisão de ajudar, com descrição e competência que, muitas vezes, faz a diferença.

 

4.     Auditar e administrar verbas

Por vezes, uma escola sofre pela má administração de verbas, justamente, por ter um diretor incipiente em Contabilidade. Administrar a verba escolar pode fazer toda a diferença, na escola de instrumentalizar a escola em termos de tecnologia e recursos.

Projetos inovadores, reformas, contratação de pessoal: tudo isso depende do dinheiro. Cabe ao diretor saber aproveita-lo.

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